sexta-feira, 8 de abril de 2011

Exercício da mente

Promover ações diferenciadas de maneira divertida, utilizando um espaço conhecido pela população, é o foco principal das oficinas de xadrez que estão sendo realizadas na Biblioteca Municipal Jandyr César Sampaio, em Resende. O jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva, está sendo promovido todos os sábados, gratuitamente, das 15 às 19 horas, através do Projeto Xadrez em Resende.

Segundo o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately, esse é apenas um dos muitos projetos que já são realizados ou ainda estão em fase de implantação na biblioteca.

- Estamos utilizando o local, pela qualidade do espaço, assim, a biblioteca passa a ser utilizada de forma mais dinâmica - afirma.

Por meio desta iniciativa, são realizadas oficinas de iniciação e competições entre os praticantes do município e da região das Agulhas Negras. O objetivo do evento é implantar, futuramente, um Centro de Referência da Prática do Xadrez. Os interessados podem se inscrever na própria biblioteca e a idade mínima para participar do projeto é de seis anos. Os jogadores inscritos são divididos nas categoriais iniciantes, praticantes e enxadristas (competidores).

- Contação de histórias, oficinas realizadas por Renato Martini e outras iniciativas, são alguns dos outros meios utilizados para atrair mais pessoas para o local - adianta.

André Whately destaca ainda a importância da parceria com a Federação de Xadrez do Estado, através de Francisco Schuab e afirma que a iniciativa vai de encontro à proposta da Casa da Cultura em tornar a biblioteca um espaço multiuso para a comunidade. Além de um local destinado à realização de pesquisas, principalmente por parte dos estudantes, ela passa a ser utilizada também no desenvolvimento de algumas atividades culturais, recreativas e de entretenimento.

- As pessoas que vierem, hoje e nos outros dias do projeto, poderão jogar e aprender, a nossa intenção é promover a competição e também um momento de descontração - enfatiza o presidente, fazendo questão de ressaltar o apoio que a Casa de Cultura recebe do prefeito da cidade, José Rechuan.

André afirma que outro projeto que está em fase de implantação é o de inclusão digital em parceria com o Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), onde a biblioteca será bem utilizada.

- Queremos de toda forma investir no local, para que o espaço seja um local de leitura, cultura e arte - lembra.

Benefícios

O presidente da Fundação destaca também a importância da localização da nova sede da biblioteca, que reforça as ações de valorização do Centro Histórico. O local dispõe de acesso próprio para portadores de deficiência física.

A aula inaugural do Projeto Xadrez em Resende, teve como jogadores os pacientes do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga), um dos serviços médicos especializados oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde à população. Em visita à biblioteca, os pacientes atendidos na unidade se interessaram pela prática na aula ministrada ao grupo. A atividade resultou na proposta de utilizar o xadrez como um complemento ao tratamento das pessoas cadastradas no CAPS-AD.

- A proposta da biblioteca é incentivar também a participação de crianças e adolescentes atendidos pela prefeitura, através dos programas de inclusão social da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para Infância e Adolescência de Resende) - completa.

É um jogo que utiliza o raciocínio lógico e é para todas as idades, por isso, vale a pena conferir.

Xadrez

O objetivo de cada jogador é colocar o rei adversário ‘sob ataque', de tal forma que o adversário não tenha lance legal a evitar a ‘captura' de seu rei no lance seguinte.

Para a formação de uma categoria no jogo do xadrez são necessários seis jogadores. Durante a montagem das turmas, a Biblioteca Municipal oferece diversas atividades, como exibição de vídeos e orientações de um professor sobre o jogo.

A direção planeja realizar torneios com os seguintes tempos: blitz (cinco minutos), rápidos (20 minutos) e pensados (61 minutos). Essas competições terão como objetivo básico a criação de um ranking da cidade. Os jogadores que mais se destacarem até o final do ano participarão de um campeonato municipal.

Serviço

As inscrições para a oficina de xadrez, realizada aos sábado, gratuitamente, das 15h às 19h, podem ser feitas na própria biblioteca, que fica na Rua do Rosário, 741, ao lado da Igreja do Rosário. Além das oficinas aos sábados, a Biblioteca Municipal, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Informações (24) 33545031.


(do jornal Diário do Vale).


Enviado por Ester Aparecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.