quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dois anos de pioneirismo

No dia 7 de abril, quinta-feira passada, o Blog da Rede Sirius completou dois anos de atividade. Apesar da ferramenta - o blog - ser uma senhora com quase 13 anos de idade, ainda é possível ser pioneiro em certas esferas. O Blog da Rede Sirius, afinal, é o segundo mais antigo do Brasil de uma biblioteca pública - o primeiro foi criado na Unisinos, RS - e é o mais antigo do Rio de Janeiro.

De 2009 para cá, aprendemos e ensinamos a blogar. Começamos lentamente, tateando os assuntos até descobrirmos que era inevitável falar e divulgar mais que somente o universo da nossa rede de bibliotecas. Inspirados por outros blogs de outras universidades, companheiros nesse trabalho de fazer a informação fluir através da internet, abrimos nosso leque de possibilidades. O blog não era mais apenas sobre a Rede Sirius, mas sobre tudo que se refere às bibliotecas, à biblioteconomia, ao universo do livro, às novas tecnologias de informação, aos trabalhos comunitários e de interesse público e social ligados à leitura, arte, cultura, nossa cidade, nosso estado. A ampliação de nossos assuntos nos trouxe novos leitores e novas formas de enxergar o que, ao nosso redor, era interessante, era notável, era notícia.

No ano passado, na época do XVI SNBU, nosso blog já tinha um número razoável de leitores e durante o Seminário, percebemos que nossa experiência serviu para inspirar outras bibliotecas e outras redes a lançarem seus próprios blogs. Fomos expostos (foto) em palestras, como exemplo de uma página atualizada diante das novas formas de comunicação via web. Ficamos orgulhosos de ver nosso trabalho reconhecido.

Mas além disso, também foi bom verificar que dentro da nossa rede, que desde o ínicio foi o primeiro público que quisemos atingir, nós também crescemos e conquistamos espaço. Hoje, através de uma gerência de conteúdo aberta e democrática, temos muitos colaboradores escrevendo os posts diretamente e enviando notícias, colaboradores que, por vezes, são funcionários recém chegados à nossa comunidade. Isto é outro motivo de orgulho. Saber que nós somos vistos e entendidos em nossa própria casa vale muito.

Por isso, hoje comemoramos os leitores que temos, os percalços que superamos, a experiência que ganhamos, o ânimo de quem movimenta a página. E agradecemos a todos os que passam e passaram por aqui. Obrigado e sejam bem vindos sempre. A casa é de vocês.

Enviado por Marcos Vasconcelos.

5 comentários:

  1. Parabéns à Equipe, aos colaboradores e a todos nós que incentivamos e continuaremos incentivando, pois não queremos que o grupo fique desistimulado, por falta de palavras do tipo - Ah, que legal!; Que notícia interessante!; Novidade fantástica!
    Um abraço,
    Chris Hagen

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a toda a equipe do Blog da Rede Sirius pelo trabalho pioneiro, que nos incentivou a darmos um passo importante como profissionais da informação, utilizando essa nova ferramenta de comunicação!!

    Biblioteca CTC/F

    ResponderExcluir
  3. errata em comentário de 13 de abril - desculpe-me pelo erro na palavra desestimulado, onde grafei desistimulado.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Blog e à equipe que acreditou no sonho de realizá-lo e trabalha diariamente para que a informação chegue a cada um de nós.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre fui fã do "nosso blog" e cada vez mais o utilizo, pois está comprovado nesses 02 anos o seu valor. Eficiência quando bem feito é muito bom, mas eficácia é muito mais. Parabéns à equipe do blog, a todos que o lêem e aos que colaboram enviando informações para tornar a sua leitura indispensável!
    Eny Pires

    ResponderExcluir

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.