segunda-feira, 11 de abril de 2011

Estação das Letras, Oi e Biblioteca Nacional apresentam Concerto de Poesia Portuguesa


Uma das maiores intelectuais do país, a professora e especialista em literatura portuguesa Cleonice Berardinelli é a convidada das Rodas de Leitura em Abril. Um mergulho na poesia lusitana, através da obra de seus principais representantes e do olhar de uma das maiores especialistas no assunto em todo o mundo. É isso que aguarda o público nessa edição de abril das Rodas de Leitura. Separados pelo tempo, mas unidos no panteão da língua portuguesa, os poetas Luís de Camões (1524-1580) e Fernando Pessoa (1888-1935) vão ter vida e obra esmiuçadas pela professora Cleonice Berardinelli, uma amante das letras lusitanas e profunda conhecedora da obra de ambos. Uma experiência imperdível para os que apreciam os dois poetas e para os que desejam se aproximar mais do universo da poesia

Cleonice Berardinelli (Rio, 1916) é graduada em Letras Neolatinas pela USP, professora Emérita da UFRJ e da PUC, pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Ganhadora de diversos prêmios, entre eles o de Personalidade Cultural de 2009, pela União Brasileira dos Escritores, e a Grã-Cruz da Ordem de Santiago da Espada, concedida pelo governo português. Em dezembro de 2009, foi eleita para ocupar a cadeira número 8 da Academia Brasileira de Letras. É também Acadêmica correspondente brasileira da Academia das Ciências de Lisboa desde de 1975.

O evento ocorre nesta segunda-feira, 11 de abril, às 18h, na Biblioteca Nacional.

Enviado por Ana Cristina Hagen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.