Programação:10 de maio - 10hFilme: Escritores da LiberdadeDebateCoordenação: Bibliotecária Eny dos Santos Pires(UERJ), com a
participação das professoras Adriana e Aída do PBIT/UERJ10 de maio - 14hOficina "Tecendo e destecendo: tecer era tudo o que queria fazer, mas...", com utilização de cânhamo e canetas.Coordenação: Prof.aposentada UERJ e arteterapeuta Ambrozina de Lima Rosa13 de maio - 14hFilme: A Revolta da ChibataDebate: "Luta contra o racismo".Coordenação : Professora Stella Maris C. de Mendonça, da Biblioteca
Pública do Estado do Rio de Janeiro.20 de maio - 14h30minOficina de Origami: faça uma linda cesta.Coordenação: Bibliotecária Maria de Lourdes Vilela (UERJ)30 de maio - 14hOficinas: A participação cultural do Idoso e A História do Rádio no Brasil.(para todas as idades)Coordenação: Professora Alzira Lobato (UERJ) e bolsistas Flávia
Simplício e Thaís Ribeiro.
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Programação da Biblioteca Comunitária para Maio
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Centro Acadêmico de Pedagogia da Uerj realiza evento sobre a Pedagogia do Oprimido
Biblioteca "tecnológica" busca atrair os jovens

segunda-feira, 25 de abril de 2011
Bibliotecas vão disponibilizar eBooks para o Kindle

quarta-feira, 20 de abril de 2011
NPC inaugura livraria especializada em comunicação e lutas dos trabalhadores
Drogaria São Paulo disponibiliza mais de 80 mil livros para os funcionários
terça-feira, 19 de abril de 2011
Bibliotecas do Rio promovem encontros literários
A Coordenação de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura promove nesta quarta-feira, dentro do projeto Circuito Jovem de Leitura, mais dois encontros: um, às 10h, na Biblioteca Popular Municipal de Botafogo e outro, às 15h, na Biblioteca Popular Municipal de Santa Teresa.
Em Botafogo, o convidado é o escritor Henrique Rodrigues, organizador e coautor do livro "Como se não houvesse amanhã: 20 contos inspirados em músicas da Legião Urbana" (ed. Record). Ele irá trabalhar a relação das músicas da banda com a literatura. Essa edição do Circuito Jovem, portanto, irá levar o rock para contribuir na formação de uma legião de leitores.
Já em Santa Teresa é a escritora, professora, especialista em comunicação e autora do livro "O Bicho-Medo e seu segredo" (Ed. Manati) Eliane Pimenta que participará da atividade.
A Biblioteca Popular Municipal de Botafogo é localizada na Rua Farani, 53. Tel.: 2551 2449. A Biblioteca Popular Municipal de Santa Teresa fica na Rua Monte Alegre, 306. Tel.: 2224 2358. As entradas são gratuitas e a classificação é livre.
(do Jornal do Brasil)
Enviado por Marcos Vasconcelos.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
TDEline já está disponível para os alunos de pós graduação.

sexta-feira, 15 de abril de 2011
Encontro dos alunos de Ensino a Distância da UERJ/Resende mostra a importância da biblioteca em sua vida acadêmica

quinta-feira, 14 de abril de 2011
Sem preconceitos
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Dois anos de pioneirismo
Enviado por Marcos Vasconcelos.
terça-feira, 12 de abril de 2011
Biblioteca de Odontologia disponibiliza ferramenta para divulgação de eventos
Quem tiver interesse em divulgar um evento deve entrar em contato com a Biblioteca Biomédica B - CBB, através do email bvs.odouerj@gmail.com.
Enviado por Adriana Caamaño.
Conservação, o restauro e o espaço

segunda-feira, 11 de abril de 2011
Estação das Letras, Oi e Biblioteca Nacional apresentam Concerto de Poesia Portuguesa

Agência O Globo expõe fotos da cidade do Rio de Janeiro
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Congresso pode isentar de impostos os livros digitais
O projeto ainda objetiva isentar os equipamentos cuja função exclusiva ou primordial seja a leitura de textos em formato digital ou a audição de textos em formato magnético ou ótico.
Em sua justificativa, Gurgacz afirmou que o movimento de digitalização de obras e a publicação de livros digitais está se tornando realidade no País. Ele cita, inclusive, a própria Biblioteca Nacional do Brasil, que já firmou acordo com o Google para a digitalização de mais de dois milhões de livros.
Relator da proposta na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) já apresentou relatório concluindo pela aprovação do projeto. Os senadores da CAE devem analisar ainda o projeto de lei do Senado (PLS 294/05), que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura (FNPL), espécie de fundo de natureza contábil, sem prazo determinado de duração, para captar recursos e destiná-los a projetos que fomentem a produção, distribuição e comercialização dos livros, incluindo a exportação.
O FNPL seria responsável também por ações para manutenção e atualização do acervo de bibliotecas públicas e inclusão de livros em Sistema Braille e à capacitação de pessoas que trabalham nos setores gráfico, editorial e livreiro. A destinação dos recursos seria do tipo "a fundo perdido" ou por empréstimos reembolsáveis dirigidos à produção e distribuição de publicações e à execução de projetos. Seus recursos viriam do Tesouro Nacional, de doações, legados e subvenções e auxílios, entre outras fontes. O FNPL poderia financiar até 80% do custo total de cada projeto.
O projeto é do senador José Sarney (PMDB-AP). O relator, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), deu parecer favorável à matéria e às cinco emendas apresentadas na CCJ.
(do Correio do Estado)
Enviado por Marcos Vasconcelos.
Exercício da mente

Promover ações diferenciadas de maneira divertida, utilizando um espaço conhecido pela população, é o foco principal das oficinas de xadrez que estão sendo realizadas na Biblioteca Municipal Jandyr César Sampaio, em Resende. O jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva, está sendo promovido todos os sábados, gratuitamente, das 15 às 19 horas, através do Projeto Xadrez em Resende.
Segundo o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately, esse é apenas um dos muitos projetos que já são realizados ou ainda estão em fase de implantação na biblioteca.
- Estamos utilizando o local, pela qualidade do espaço, assim, a biblioteca passa a ser utilizada de forma mais dinâmica - afirma.
Por meio desta iniciativa, são realizadas oficinas de iniciação e competições entre os praticantes do município e da região das Agulhas Negras. O objetivo do evento é implantar, futuramente, um Centro de Referência da Prática do Xadrez. Os interessados podem se inscrever na própria biblioteca e a idade mínima para participar do projeto é de seis anos. Os jogadores inscritos são divididos nas categoriais iniciantes, praticantes e enxadristas (competidores).
- Contação de histórias, oficinas realizadas por Renato Martini e outras iniciativas, são alguns dos outros meios utilizados para atrair mais pessoas para o local - adianta.
André Whately destaca ainda a importância da parceria com a Federação de Xadrez do Estado, através de Francisco Schuab e afirma que a iniciativa vai de encontro à proposta da Casa da Cultura em tornar a biblioteca um espaço multiuso para a comunidade. Além de um local destinado à realização de pesquisas, principalmente por parte dos estudantes, ela passa a ser utilizada também no desenvolvimento de algumas atividades culturais, recreativas e de entretenimento.
- As pessoas que vierem, hoje e nos outros dias do projeto, poderão jogar e aprender, a nossa intenção é promover a competição e também um momento de descontração - enfatiza o presidente, fazendo questão de ressaltar o apoio que a Casa de Cultura recebe do prefeito da cidade, José Rechuan.
André afirma que outro projeto que está em fase de implantação é o de inclusão digital em parceria com o Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), onde a biblioteca será bem utilizada.
- Queremos de toda forma investir no local, para que o espaço seja um local de leitura, cultura e arte - lembra.
Benefícios
O presidente da Fundação destaca também a importância da localização da nova sede da biblioteca, que reforça as ações de valorização do Centro Histórico. O local dispõe de acesso próprio para portadores de deficiência física.
A aula inaugural do Projeto Xadrez em Resende, teve como jogadores os pacientes do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga), um dos serviços médicos especializados oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde à população. Em visita à biblioteca, os pacientes atendidos na unidade se interessaram pela prática na aula ministrada ao grupo. A atividade resultou na proposta de utilizar o xadrez como um complemento ao tratamento das pessoas cadastradas no CAPS-AD.
- A proposta da biblioteca é incentivar também a participação de crianças e adolescentes atendidos pela prefeitura, através dos programas de inclusão social da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para Infância e Adolescência de Resende) - completa.
É um jogo que utiliza o raciocínio lógico e é para todas as idades, por isso, vale a pena conferir.
Xadrez
O objetivo de cada jogador é colocar o rei adversário ‘sob ataque', de tal forma que o adversário não tenha lance legal a evitar a ‘captura' de seu rei no lance seguinte.
Para a formação de uma categoria no jogo do xadrez são necessários seis jogadores. Durante a montagem das turmas, a Biblioteca Municipal oferece diversas atividades, como exibição de vídeos e orientações de um professor sobre o jogo.
A direção planeja realizar torneios com os seguintes tempos: blitz (cinco minutos), rápidos (20 minutos) e pensados (61 minutos). Essas competições terão como objetivo básico a criação de um ranking da cidade. Os jogadores que mais se destacarem até o final do ano participarão de um campeonato municipal.
Serviço
As inscrições para a oficina de xadrez, realizada aos sábado, gratuitamente, das 15h às 19h, podem ser feitas na própria biblioteca, que fica na Rua do Rosário, 741, ao lado da Igreja do Rosário. Além das oficinas aos sábados, a Biblioteca Municipal, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Informações (24) 33545031.
Enviado por Ester Aparecida.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Centro Cultural Correios expõe a obra de Fernando Pessoa

Biblioteca será modernizada na cidade de Búzios
terça-feira, 5 de abril de 2011
UNB inaugura espaço em homenagem a Darcy Ribeiro

Internet amplia vagas de emprego para bibliotecário
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Bibliotecas particulares têm instituições públicas como destino

sexta-feira, 1 de abril de 2011
Biblioteca Comunitária homenageia as mulheres de Jorge Amado

ProgramaçãoOficina literária1ª Semana de 04/04 a 08/04Capitães da AreiaMulher protagonista: DoraHorário: 14:00 às 17:00 h2ª Semana de 11/04 a 15/04Tieta do AgresteMulher protagonista: TietaHorário: 14:00 às 17:00 h3ª Semana : Filmes, Projeção e DebatesHorário: 10:00 h18/04 - Tieta do Agreste19/04 - Gabriela, Cravo e Canela20/04 - Dona Flor e Seus DoisMaridos4ª Semana de 25/04 a 29/04Tereza Batista Cansada de GuerraMulher protagonista: Teresa BatistaHorário: 14:00 às 17:00 h