terça-feira, 14 de outubro de 2014

Workshop da Editora Wiley na UERJ trouxe dicas para publicação de artigos científicos

No último dia 10 de outubro a Editora Wiley, líder mundial de produtos impressos e eletrônicos, realizou, em parceria com a Rede Sirius/UERJ, um workshop com o objetivo de orientar e fornecer as ferramentas adequadas aos autores interessados em publicar em seus periódicos científicos.

A equipe da Wiley ao final do evento, com a diretora da Rede Sirius, Rosângela Salles (à direita),

As palestras, com os temas “Publishing your science”, “How to write clearly” e “Ethics in publishing”, foram apresentadas por Kurt Albertine e Carolina Novo da Silva, pesquisadores de renome mundial, atualmente trabalhando em publicações de destaque.

Os palestrantes Kurt Albertine e Carolina Novo da Silva

Rosangela Salles, diretora da Rede Sirius
Para uma plateia composta de professores e pesquisadores – em sua maioria mestrandos e doutorandos –, os palestrantes apresentaram um conteúdo útil para os profissionais envolvidos na publicação de artigos científicos. Kurt Albertine, da Universidade de Utah, EUA, abordou alguns conselhos práticos de como publicar exitosamente em periódicos científicos, e ainda mostrou dicas e cuidados necessários para a criação e organização dos textos – uso de key words, divisão por tópicos, pontuação, entre outros.

Em seguida, Carolina Novo da Silva, brasileira que vive em Berlim (Alemanha) e atualmente ocupa o cargo de Editora Assistente da Wiley-VCH, apresentou a palestra sobre ética nas publicações científicas. Ela falou de algumas rotinas utilizadas na Wiley e das responsabilidades dos profissionais envolvidos – autores, revisores e editores –, e abordou ainda conflitos de interesse e plagiarismo.

Os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre os temas apresentados

Postado por Mauro Corrêa Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.