sexta-feira, 10 de outubro de 2014

V Seminário Interno da Rede Sirius apresenta experiências dos profissionais da Rede de Bibliotecas UERJ

Motivação. Esta foi a palavra chave do V Seminário Interno da Rede Sirius, evento anual em que são apresentados os relatos de experiências dos profissionais da Rede, realizado no último dia 08 de outubro, no auditório Wanda Coelho.

Rosangela Salles, diretora da Rede Sirius
Na abertura, Rosangela Salles, diretora da Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ – agradeceu a presença dos servidores das bibliotecas externas e destacou como a diversidade de temas apresentados enriqueceu o evento deste ano. “No programa desta edição podemos observar um movimento voluntário em prol das melhorias de rotinas técnicas e administrativas, e da valorização do compartilhamento de experiências”.

O Seminário Interno, realizado desde 2009, este ano trouxe, além da participação dos profissionais da Rede Sirius, um trabalho coordenado pela bibliotecária Cláudia Regina dos Anjos, do IPPUR/UFRJ, que apresentou a experiência de sua instituição com o uso da Web 2.0 em bibliotecas.

As palestras que se seguiram apresentaram um perfil consistente e renovado do trabalho dos profissionais da rede. Em seguida, o bibliotecário Robson Dias Martins abordou o tema "O bibliotecário universitário no século XXI", apresentado em agosto na cidade de Bogotá, Colômbia. Falou ainda sobre a experiência das visitas técnicas realizadas, com Cláudia Regina, Ana Paula da Cruz Calixto e Elisete de Souza Mello, em algumas bibliotecas de Bogotá. Neste sentido, destacou a importância do intercâmbio e compartilhamento de conhecimento entre profissionais da biblioteconomia.

Rafael Ferreira (CEH/B)
No âmbito da Rede, seguiram-se trabalhos inspiradores. Rafael Ferreira (CEH/B - Letras, Artes e Educação Física) apresentou uma bem sucedida experiência de divulgação da biblioteca com as redes sociais e o sorteio de livros; Renato Medeiros Jr. (CTC/D - Física e Astronomia) também trouxe um trabalho voltado para a ampliação do potencial de leitores das bibliotecas, apresentando o projeto de promoção da leitura através da troca de livros na Biblioteca de Física, derrubando mitos como o de que profissionais e estudantes da área de ciências exatas não se interessam por literatura.

A bibliotecária Pâmela Lisboa (CTC/Q - Química e Engenharia Química) e os bibliotecários Júlia Vieira e Davyd Souza (CTC/B - Engenharia) buscaram na reorganização das rotinas institucionais a motivação de seus trabalhos. Pâmela, com experiência nas bibliotecas escolares (CAp) e de Direito, apresentou sua rotina de atendimento para a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), voltada para a comunicação, qualidade e credibilidade; Júlia e Davyd dissecaram as dificuldades do trabalho com o banco de dados de livros patrimoniados (SABM), apresentando propostas e redefinindo rotinas.

Na área biomédica, Ana Rachel Fonseca apresentou um trabalho voltado para aplicativos de saúde (Mobile Health), uma abordagem embrionária da biblioteconomia clínica, com o apoio da Biblioteca CB/A - Medicina e Biologia Humana. Já a bibliotecária Sílvia Gago, mostrou toda a vitalidade da Biblioteca CB/B (Enfermagem e Odontologia) na relação cada vez maior com os alunos, professores e editoras relacionadas aos cursos atendidos por ela. Em seguida, Yára Mello apresentou um trabalho voltado para a divulgação da Biblioteca Comunitária com a feira de troca de livros, evento realizado durante a UERJ SEM MUROS deste ano.

Leila Andrade (NPROTEC)
As palestras mais técnicas ficaram a cargo de Rinaldo Magallon (CTC/A - Matemática, Ciências Atuariais e Biologia Animal e Vegetal), que apresentou as estatísticas do estudo dos usuários dos produtos e serviços de sua biblioteca; Elir Ferrari (PLANAD - Núcleo de Planejamento e Administração) falou do processo de desenvolvimento prático e acadêmico do Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ, utilizando e capacitando servidores de unidades acadêmicas e bibliotecários na metodologia SEER. Por fim, Leila Andrade (NPROTEC - Núcleo de Processos Técnicos) mostrou o processo de trabalho que consolidou o sistema Digitombo; informatizando todos os registros de tombamento do acervo de livros da Rede Sirius.

O encerramento foi feito por Luciana Avellar, bibliotecária do Núcleo MID (Núcleo de Memória, Informação e Documentação), que apresentou o contexto histórico que originou UERJ, a construção do Campus Maracanã e a estruturação das bibliotecas. Ao final, a diretora encerrou o evento, saudando a grande interação entre as diferentes gerações de servidores da Rede Sirius, a vontade de contribuir e desenvolver novas formas de trabalho nas bibliotecas e o apoio da gestão às iniciativas propostas. Nesta quinta edição, ficou claro que o Seminário Interno chegou a uma maturidade de forma e proposta.

Abaixo, mais fotos do evento. 

Cláudia Regina dos Anjos (IPPUR/UFRJ)
Robson Dias Martins (CTC/G)
Pâmela Lisboa (CTC/Q)
Renato Medeiros Jr. (CTC/D)
O auditório Wanda Coelho durante a manhã
Júlia Vieira e Davyd Souza (CTC/B)
Rinaldo Magallon (CTC/A)
Elir Ferrari (PLANAD)
Ana Rachel Fonseca (CB/A)
Sílvia Gago (CB/B)
Yára Mello (Biblioteca Comunitária)
Luciana Avellar (Núcleo MID)
Encerramento do V Seminário Interno da Rede Sirius

Enviado por Mauro Corrêa Filho e Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.