Livros espalhados por todos os cantos e integração no lugar de prateleiras enfileiradas e o tradicional silêncio. O conceito da biblioteca como um espaço físico onde são preservados diversos tipos de publicações está mudando. Com os avanços das tecnologias da informação e comunicação, as bibliotecas ganharam novas definições e funções: são centros culturais e de lazer, como as bibliotecas-parques de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, e as que serão inauguradas no mês de julho em Niterói e até setembro na Rocinha, em São Conrado.
No espaço high tech da comunidade de Manguinhos 40 computadores com acesso à internet, notebooks, livros eletrônicos, três milhões de músicas em arquivo digital e 780 filmes formam o acervo do local, que oferece ainda cursos profissionalizantes e oficinas gratuitas, além de conteúdo exclusivo para portadores de deficiências visuais. Os novos centros culturais também receberão acervos interativos e equipamentos de última geração.
- Na Biblioteca-parque do centro de Niterói, as obras serão entregues nos próximos dias. Precisaríamos de mais um mês e meio para treinar os funcionários e organizar o acervo. Na Biblioteca da Rocinha, estamos na fase de acabamento, de compra de equipamentos e de acervo. Acredito que, assim que inaugurarmos a de Niterói, vamos começar o treinamento dos profissionais da Rocinha - afirmou a secretária de cultura, Adriana Rattes.
(do Jornal do Brasil)
Enviado por Marcos Vasconcelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.