segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Biblioteca CTC/T - Campus Teresópolis
Gostaria de apresentar a Biblioteca CTC/T, que atende ao Curso de Turismo, situada na cidade de Teresópolis (RJ) e prestando atendimento desde outubro de 2010. Agradeço o apoio e incentivo de todos da Rede Sirius e os convido para uma visita às nossas instalações. Aproveito também para desejar um Feliz Natal e Próspero 2011 !!
Um grande abraço !
Enviado por Christina Bottari.
Governo lança CD-ROM com memória da resistência à ditadura militar
O CD-ROM foi elaborado a partir dos arquivos do projeto Direito à Memória e à Verdade da SDH e outros documentos. Além da biografia dos perseguidos políticos, o CD vai permitir aos professores e estudantes conhecer o contexto histórico e cultural do período com acesso à cerca de 4 mil fotografias e ilustrações, 300 vídeos e mais 300 canções que fizeram parte dos protestos e da resistência à ditadura.
“Essa juventude hoje não conhece os anos difíceis que o país passou”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, no lançamento. Segundo ele, o CD-ROM “será festejado como um instrumento de transformação”. Para Haddad, há um efeito pedagógico e cívico na iniciativa. “Democracia se apropria com a cultura. Não é nata do ser humano”, disse ao enfatizar que os valores democráticos precisam ser ensinados.
O ministro Paulo Vannuchi enfatizou que o CD ROM é uma experiência “absolutamente pioneira” em projetos de memória. “Não lembro de ter ouvido falar em outro país”, disse. SDH e MEC também são parceiros na elaboração das diretrizes curriculares nacionais para direitos humanos.
O CD-ROM deverá virar um site a ser desenvolvido pela UFMG. O trabalho foi coordenado pela professora Heloisa Maria Murgel Starling do departamento de história da UFMG e contou com a participação de 15 estudantes de várias áreas, entre elas, história, direito e comunicação.
Para a professora, o projeto é uma “batalha ganha” na recuperação da memória da época da ditadura. “Ao abordar a cultura, o CD-ROM traz uma dimensão de esperança e dimensão lúdica. O conhecimento da história se dá não apenas pela fase dura e dramática, mas também pela enorme criatividade que existia no período.”
Fonte: Agência Brasil
Enviado por Rosalina Barros.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Folha de São Paulo, Valor Econômico e O Estado de São Paulo: acesso gratuito
A Newspaper Direct é uma base de publicações de onde podem ser acessados em torno de 1700 jornais de 92 países em 48 línguas diferentes. Dentre eles, descatamos os Jornais brasileiros: Folha de São Paulo, Valor Econômico e O Estado de São Paulo.
Os jornais podem ser acessados apenas de computadores da UERJ, sendo que o acesso simultâneo é limitado em quatro micros.
Clique aqui e fique sabendo do que acontece pelo mundo!
Enviado por Luciana Avellar.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Livro raro é vendido por R$ 18,6 milhões
Enviado por Luiz Antonio de Souza.
Exposição no Núcleo MID: "Cem ideias, nós na arte"
O Programa de alfabetização, Documentação e Informação - PROALFA - é um programa de extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj, e desenvolve desde 1997 projetos na área de alfabetização de jovens e adultos. Seu principal objetivo é construir um espaço educativo direcionado ao aprofundamento de reflexões, discussões e práticas em alfabetização e letramento, com o intuito de permitir o acesso de todos à leitura e à escrita.segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Rede Sirius disponibiliza mais duas bases eletrônicas de publicações
Google lança a maior livraria digital da Internet

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Ministro da Cultura exige pelo menos uma biblioteca nos municípios
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Instituto distribuirá mil livros na Vila Cruzeiro
Galaxt Tab ou iPad? qual a melhor tablet?
O conceito de tablet existe já há algum tempo, mas uma vez mais a Apple consegue reintroduzir o segmento e torná-lo apelativo mesmo a pessoas que nunca viram os tablet como uma solução real de mobilidade. Sou uma dessas pessoas, adepto incondicional de uma ferramenta que não muda desde a sua invenção – o teclado – os tablet no meu ponto de vista não acrescentam valor ou funcionalidade à dupla smartphone+sub-laptop (nota: o novo macbook air de 11″ é-me muito mais apelativo do que qualquer tablet). Experimentei hoje um iPad. Fiquei impressionado com o display – nem o consigo imaginar com o retina display – e com a fluidez das aplicações e usabilidade. O seu proprietário instalou inclusive o iWorks para iPad, ou seja, grande parte das funcionalidades de um bom processador de texto, folha de cálculo e software de apresentações estão lá disponíveis.
O teclado virtual também é bom, tenho de o admitir, mas bastou começar a escrever este post no dito para rapidamente dar-me conta de como é bom sentir um teclado verdadeiro e ouvir o bater das teclas, além da precisão que se consegue teclar. Voltei ao meu EEE enquanto ouvia falar maravilhas sobre o iPad.
Sem dúvida que o tablet da Apple foi uma aposta ganha e mais um segmento a controlar. Os outros fabricantes não podem fazer mais nada do que inovar, criar e… tentar acompanhar. O Galaxy Tab é um desses concorrentes.
Enviado por Marcos Vasconcelos.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Foi realizado hoje, na sala Jorge Amado (Biblioteca Comunitária), o II Encontro Técnico-Administrativo da Rede Sirius, um espaço de exposição, debate e reflexão sobre as tendências e desafios na gestão da biblioteca universitária e apresentação de um retrato do que foi a produção da Rede Sirius no ano de 2010.
Os trabalhos apresentados estão disponíveis em PDF nos links abaixo.
William Mota – Atos Normativos da Uerj;
Manuel Barata – Pesquisa científica on-line na biblioteca universitária;
Rosangela Salles – Modelo de gestão baseado no talento das pessoas da Rede Sirius;
Eny Pires – Introdução à biblioterapia: relato da primeira experiência na Biblioteca com adolescentes do PBIT;
Nádia Lobo – Memória da Física e dos Físicos: os bastidores de uma pesquisa;
Simone Dib – MopLine – Modelo de padronização de Teses e Dissertações;
Marcos Vasconcelos – Comunicação eletrônica na Rede Sirius: mudança da cultura de comunicação;
Enviado por Marcos Vasconcelos
SciFinder web disponível a todos os usuários do Portal de Periódicos da Capes
Enviado por Regina Tinoco
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino é comemorado hoje

Enviado por Luciana Avellar.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Cientistas projetam e-paper feito de papel.
Se você já ouviu falar dos e-readers – leitores eletrônicos de livros e jornais como o Kindle da Amazon – você sabe que a maioria deles utiliza um monitores de e-paper, ou papel-eletrônico, para exibir o texto, fotos e vídeos, mas o que é e-paper? O e-paper é um material que usa a técnica de electrowetting (sem tradução em português) que consiste em aplicar um campo elétrico em gotículas coloridas em um vidro, de modo a simular a sensação visual de letras (e fotos, etc.) impressas em papel.O problema com o e-paper, como toda tecnologia atual, é que ele não é lá tão fácil de reciclar, além de ser apresentado em um meio sólido que – ainda – não pode ser dobrado e guardado com facilidade. Isso pelo menos até hoje.
Andrew Steckl, professor de engenharia elétrica da Universidade de Cincinnati demonstrou que a técnica do electrowetting pode funcionar também em papel de verdade – desde que esse papel siga algumas técnicas de fabricação específicas.
(do portal de notícias do MSN)
Enviado por Marcos Vasconcelos.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Unesco lança Biblioteca Digital Mundial na internet
Eis um presente da UNESCO para toda a Humanidade: o lançamento na Internet da WDL (World Digital Library), Biblioteca Digital Mundial.
Uma excelente notícia que nos obriga a divulgar a reenviar para amigos e parentes. Na verdade, passa a ser quase um dever, pois ela reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.
(...) A BDM oferece documentos "com valor de patrimônio, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas" (segundo Abdelaziz Abid, coordenador do projecto).
Entre os documentos mais antigos há alguns códices precolombianos, graças à contribuição do México, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562.
Os tesouros incluem o Hyakumanto darani , um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história; um relato dos aztecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes revelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.
(do jornal O Globo)
Enviado por Marcos Vasconcelos.
A tecnologia do livro
Enviado por Rosalina Barros.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Dica de Leitura: O Nome da Rosa (Umberto Eco)
Qual o romance mais importante da história que tem como cenário principal, uma biblioteca? Não é difícil lembrar de O Nome da Rosa (1980), do escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano Umberto Eco. Considerado um clássico literário desde o seu lançamento, realizado com muito alarde na época, o romance gira em torno das investigações de uma série de crimes misteriosos, cometidos dentro de uma abadia medieval. O frade franciscano William de Baskerville, assessorado pelo noviço Adson de Melk, encarregado das investigações, penetra fundo nos mistérios da abadia, apesar da resistência de alguns dos religiosos do local, até que desvenda que as causas do crime estavam ligadas a manutenção de uma biblioteca que mantém em segredo obras apócrifas, obras que não seriam aceitas em consenso pela igreja cristã da Idade Média. E acima da própria história, o que torna O Nome da Rosa absolutamente bem amarrado, impecável, perfeito é o extenso uso de metalinguagem pelo autor. Uma obra difícil de ignorar, principalmente quando se analisa a questão do poder sobre a informação e os direitos sobre o conhecimento, que em contraposição às labirínticas bibliotecas monásticas, existem hoje na completa ignorância sobre o que é a verdade, no meio de tanta informação disponível. Como se vê, o labirinto ainda existe.sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Maior poeta simbolista brasileiro é revisitado na Semana da Consciência Negra

Exposição apresenta dois mil negativos raros de Darcy Ribeiro
Rio - Milton Guran achou um tesouro. Foi assim: em agosto, o fotógrafo e antropólogo recebeu um convite do Museu do Índio para fazer a curadoria da mostra "Primeiros contatos - Atrações e pacificações do SPI". Para tal missão, teria que fuçar o arquivo de mais de 20 mil fotografias do Serviço de Proteção ao Índio (SPI), órgão que antecedeu a Funai. Mexe e remexe, Guran se deparou com um belíssimo material - cerca de dois mil negativos - que chamou a sua atenção. O autor? Darcy Ribeiro. Extasiado com a descoberta, ele trabalhou freneticamente para montar a exposição "O olhar preciso de Darcy Ribeiro", que abre segunda-feira na Caixa Cultural. O próximo passo é um livro, previsto para 2011. quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Biblioteca de Direito disponibiliza Catálogo de Obras Valiosas
A Biblioteca de Direito Reitor Antonio Celso Alves Pereira (CCS/C) da Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ - disponibiliza na rede o Catálogo de Obras Valiosas. O acervo relacionado neste catálogo tem como finalidade disseminar e preservar a memória jurídica institucional da Universidade. Biblioteca Alceu Amoroso Lima relembra 100 anos da revolta da chibata

quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Rachel de Queiroz completaria 100 anos nesta quarta-feira

Rio das Ostras recebe biblioteca móvel

Biblioteca Nacional promove Encontro sobre Acervos Raros

terça-feira, 16 de novembro de 2010
Escritor moçambicano discute papel do negro na literatura mundial

sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Portal de Periódicos da Capes completa 10 anos.

Mil Anos de MPB na UERJ
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Dica de Leitura: O Cortiço (Aluísio Azevedo)
É senso comum que o realismo foi a mais brilhante da literatura brasileira, muito por conta da genialidade de Machado de Assis. Mas não foi só o bruxo do Cosme Velho produziu obras brilhantes nessa época. Um dos exemplos de um clássico desse período do final do séc XIX e início do séc XX - também referido como "naturalista", estilo que caminhou intrinsecamente junto ao realismo é O Cortiço (1890) de Aluísio Azevedo. quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Fabricante chinês lança livro digital em cores

terça-feira, 9 de novembro de 2010
Biblioteca Comunitária divulga programação de novembro.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Fotos do XVI SNBU
Portal de Periódicos da Capes apresenta novo site.

Oficina de Estudos de Preservação do IPHAN promove palestra.
Sinopse da palestra:Em julho deste ano, em Brasília, durante a 34ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, foi assinado acordo entre o Brasil e a UNESCO de criação, no Rio de Janeiro, de um Centro Regional de formação para gestão do Patrimônio. Batizado Lucio Costa, esse Centro é um projeto que vem sendo montado desde 2008 pelo IPHAN e foi aprovado em outubro de 2009 na Assembléia geral da UNESCO, realizada em Paris.Com a finalidade de formar gestores do patrimônio cultural e natural, o Centro Lucio Costa é vinculado ao IPHAN e tem como objetivo principal atender a necessidades de recursos humanos capacitados em gestão, abrangendo os países da América do Sul (os de língua espanhola), os da África de língua espanhola (Guiné Equatorial) e portuguesa (Angola, Guine Bissau, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e da Ásia (Timor Leste).O Centro, além da capacitação de gestores, vai fomentar estudos e pesquisas que possam contribuir para o aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão de bens culturais como conjuntos urbanos, sítios arqueológicos e paisagens, naturais e culturais.Seus objetivos serão alcançados através de parcerias com as instituições dos países da Região e, internamente, com centros de especialização em conservação do patrimônio, universidades e órgãos de preservação de todo o país.A sede do Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio será no Palácio Gustavo Capanema, prédio onde funcionam as representações dos Ministérios da Cultura e da Educação, no Rio de Janeiro.De 22 a 27 deste mês, o Centro promove o primeiro evento, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e com o Instituto Chico Mendes, voltado para a América do Sul: Seminário Gestão do Patrimônio no MERCOSUL. O programa do Seminário inclui a apresentação de experiências brasileiras e hispano-americanas na gestão de sítios culturais e naturais.Técnicos de todos os estados brasileiros e dos países vizinhos estarão presentes para conhecer e discutir a experiência de gestão do patrimônio cultural e natural da América do Sul.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Campus da Uerj em Queimados terá 12 cursos
Livro de Monteiro Lobato considerado racista continuará sendo usado em sala de aula, afirma o MEC.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
MinC só repassará verbas a municípios com bibliotecas
Projeto do Instituto de Geografia da UERJ é finalista em prêmio sobre Mobilidade Urbana
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Biblioteca Nacional comemora 200 anos com exposição de obras raras.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Oficina de arte na Biblioteca Parque de Manguinhos

Enviado por Regina Tinoco.
UERJ promove workshop sobre Ciência, Tecnologia e Inovação

Mesa 02: Energia - Dia 11 – 16:00 h - Coordenação – Prof. Dr. Rene Rodrigues.
Mesa 04: Tecnologias e Educação para Inclusão Social - Dia 12 – 11:00 h - Coordenação – Prof. Dr. Antonio Carlos Ritto.
Mesa 05: Inovação e Desenvolvimento - Dia 12 – 14:00 h - Coordenação – Profa.Dra. Marinilza Bruno de Carvalho
Encerramento e Políticas de Inovação - Dia 12 – 16:00 h - Sub-Reitora Profa. Dra Monica Heilbron
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Livros de Poesia: faça sua doação
Enviado por Regina Tinoco.
OCLC disponibiliza apresentações realizadas no XVI SNBU
Divulgada a programação do XVII Encontro Nacional do Sistema de Bibliotecas Públicas
Barnes & Noble apresenta a segunda geração do e-reader Nook

terça-feira, 26 de outubro de 2010
Rede Sirius inicia campanha de preservação de livros
Teve início hoje, com a distribuição dos folders e dos banners, a Campanha de Preservação de Livros da Rede Sirius. Nesta primeira parte, intitulada "Como Destruir um Livro", o trabalho é voltado para a conscientização dos usuários, devendo ser estendido oportunamente, aos servidores e mantenedores do acervo. A campanha mostra quais as atitudes que trazem prejuízo aos livros - como retirá-los das estantes pela alto da lombada, ou fazer refeições junto aos livros ou particularizar os itens com anotações e marcações - através de texto e fotografia, com a ênfase de que todo o acervo das bibliotecas da UERJ é patrimônio público pertencente aos usuários, tanto como estudantes quanto como cidadãos do Estado do Rio, o que é mais um motivo para que este acervo seja tratado com o cuidado e o respeito que merece.Leituras de Fernando Pessoa estão disponíveis na web

segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Os bastidores da Biblioteca Nacional

Google homenageia o Menino Maluquinho

quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Rede Sirius apresenta trabalhos no XVI SNBU

quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Adriana Partimpim se apresenta na UERJ

Comissão UERJ 60 anos e DECULT/SR-3/UERJ apresentamDois é Show com ADRIANA PARTIMPIMLocal: Teatro Odylo Costa, filhoRua São Francisco Xavier, 524 - MaracanãTel.: (21) 2334-0048Data: 19 de outubro de 2010, terça-feiraHorário: 19h30ENTRADA FRANCADistribuição de ingressos:Dias 7, 8 e 13 de outubro - de 18h às 20hDe 14 a 19 de outubro - de 14h às 16hComunidade Interna: 80 convites por dia, máximo de 2 convites por pessoa, mediante apresentação de contra-cheque ou identidade funcional ou RID e carteira escolar da criança Comunidade Externa: 20 convites por dia, máximo de 2 convites por pessoa, mediante apresentação da carteira escolar da criança.REPERTÓRIOBaile PartimcundumMenina, MeninoSaibaAlfaceCiranda da bailarinaCanção da falsa tartarugaO Trenzinho do caipiraBorboleta / As BorboletasO Homem deu nome a todos animaisAlexandreUm leão está solto nas ruasGatinha manhosaRingtone de amorFico assim sem vocêGato pensa?Oito anosBim BomLig-Lig-Lig-LéLição de baiãoNa massaBaile Partimcundum






