segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Oficina de Estudos de Preservação do IPHAN promove palestra.

Será realizada no dia 11/11/2010 (quinta-feira), às 14 horas, no auditório do IPHAN-RJ - Av. Rio Branco, 46 - 3º andar - Centro/RJ - a palestra CENTRO LUCIO COSTA DE FORMAÇÃO
PARA GESTÃO DO PATRIMÔNIO, a ser ministrada pelo arquiteto e urbanista Cyro Corrêa Lyra, Assessor da Presidência do IPHAN, especialista em Conservação Arquitetural (ICCROM/Roma) e doutor em Artes Visuais (UFRJ). A entrada é franca e maiores informações podem ser obtidas através do telefone (21) 2233-6777 ou pelo e-mail educacao.rj@iphan.gov.br.

Ainda sobre o palestrante, ele é membro Honorário do ICOMOS. Foi Superintendente do IPHAN/RJ, diretor do DEPAM/IPHAN, membro do Conselho Consultivo do IPHAN, diretor do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, professor titular das Universidades Federais do Paraná e Fluminense. Coordenou planos urbanísticos, projetos e obras de restauração no Brasil e no exterior. Proferiu conferencias em congressos nacionais e internacionais. Autor de livros e artigos sobre patrimônio cultural e sua preservação.

Sinopse da palestra:

Em julho deste ano, em Brasília, durante a 34ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, foi assinado acordo entre o Brasil e a UNESCO de criação, no Rio de Janeiro, de um Centro Regional de formação para gestão do Patrimônio. Batizado Lucio Costa, esse Centro é um projeto que vem sendo montado desde 2008 pelo IPHAN e foi aprovado em outubro de 2009 na Assembléia geral da UNESCO, realizada em Paris.

Com a finalidade de formar gestores do patrimônio cultural e natural, o Centro Lucio Costa é vinculado ao IPHAN e tem como objetivo principal atender a necessidades de recursos humanos capacitados em gestão, abrangendo os países da América do Sul (os de língua espanhola), os da África de língua espanhola (Guiné Equatorial) e portuguesa (Angola, Guine Bissau, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e da Ásia (Timor Leste).

O Centro, além da capacitação de gestores, vai fomentar estudos e pesquisas que possam contribuir para o aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão de bens culturais como conjuntos urbanos, sítios arqueológicos e paisagens, naturais e culturais.

Seus objetivos serão alcançados através de parcerias com as instituições dos países da Região e, internamente, com centros de especialização em conservação do patrimônio, universidades e órgãos de preservação de todo o país.

A sede do Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio será no Palácio Gustavo Capanema, prédio onde funcionam as representações dos Ministérios da Cultura e da Educação, no Rio de Janeiro.

De 22 a 27 deste mês, o Centro promove o primeiro evento, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e com o Instituto Chico Mendes, voltado para a América do Sul: Seminário Gestão do Patrimônio no MERCOSUL. O programa do Seminário inclui a apresentação de experiências brasileiras e hispano-americanas na gestão de sítios culturais e naturais.

Técnicos de todos os estados brasileiros e dos países vizinhos estarão presentes para conhecer e discutir a experiência de gestão do patrimônio cultural e natural da América do Sul.

Enviado por Nádia Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.