sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Parceria DEPEXT/Rede Sirius promove aprimoramento do Portal e-Publicações UERJ com a capacitação de editores e bibliotecários

Foi concluída no último dia 02 de setembro, no Centro de Capacitação da Rede Sirius, mais uma turma do Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER). Destinado às equipes de editores e bibliotecários, o curso é uma parceria entre SR2, SR3/DEPEXT e Rede Sirius (PLANAD/NProtec), e tem o intuito de capacitá-los no uso do sistema, otimizando o processo de editoração das revistas científicas da Universidade.

2ª Turma regular - Agosto/2014

Em 2013, foi firmada a parceria com a Rede Sirius para a realização de turmas regulares e, já em janeiro de 2014, teve início a primeira turma. O curso, ministrado conjuntamente por Elir Ferrari (PLANAD), Fernanda Lobo (NProtec) e Nathalia Avila (DEPEXT), tem como proposta oferecer treinamento aos profissionais envolvidos no processo de publicação das revistas que passam a integrar o Portal. Para atender à demanda, a previsão é oferecer a capacitação a cada seis meses.

O curso, com duração de 24 horas, abrange todos os papéis do fluxo editorial, incluindo o detalhamento desse fluxo no Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER). Apresenta, ainda, as orientações institucionais do Portal e-Publicações UERJ e as ferramentas disponíveis para auxiliar os editores e bibliotecários, como a assinatura da base ABNT Coleção e o Descubra, mecanismo de pesquisa integrada Rede Sirius/Portal. O curso contou também com uma palestra sobre gerenciadores de referências, apresentada pelas bibliotecárias Ana Rachel e Thais Vieira, da Biblioteca CB/A.


Abertura do Curso

Entenda como surgiu o projeto

No ano de 2008, a Sub-reitoria de Extensão e Cultura (SR-3), em parceria com o Departamento de Extensão (DEPEXT), a Diretoria de Informática (DINFO) e a Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ propuseram aos editores gerentes das revistas da Universidade a criação do Portal de Publicações Eletrônicas (e-Publicações UERJ) com o intuito de que as revistas científicas fossem veiculadas eletronicamente, por meio do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) / Open Journal Systems (OJS), disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Em 2012, foi acordado com a Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (SR-2) que as revistas dos Programas de Pós-graduação também poderiam ser hospedadas no Portal sob a administração do DEPEXT.

O requisito necessário para participação no Portal é o cadastramento da revista como projeto extensionista no DEPEXT. Atualmente, estão hospedadas 52 revistas.

A organização do Portal permitiu o apoio institucional aos periódicos acadêmicos da Universidade, com a criação de políticas, aquisição dos DOI's (Digital Object Identifier) para os artigos e a capacitação de toda a equipe envolvida no fluxo editorial das revistas.

Enviado por Mauro Corrêa Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.