segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) consegue doações e adquire moderno Planetário Digital

É muito bom saber que há pelo menos cerca de 800 interessados em apoiar iniciativas culturais e científicas. Esse foi o número dos que, por meio de uma ferramenta online, doaram quantias diversas à OBA, o suficiente para comprar o conjunto completo do Planetário Digital, ou seja, o projetor digital HD, um domo de 5 m de diâmetro de material leve (34 kg), inflador e um notebook especialmente configurado para as projeções de full dome.

Do analógico ao digital - O planetário que estava em uso, era analógico, e foi adquirido em 2013 pelo Departamento de Extensão da UERJ. Embora de recursos limitadíssimos, esse planetário favoreceu o atendimento às escolas e aos eventos, e o surgimento do projeto OBA de olho no céu – planetário itinerante, para o qual uma home page está sendo desenvolvida. Os responsáveis por este projeto na OBA são dois jovens entusiastas - Bruna Senra e Leandro Faria. No Facebook do projeto www.facebook.com/oba-de-olho-no-céu-Planetário-Itinerante, há fotos já usando o planetário digital.

Astronomia para muitos - O Planetário será intensamente usado para a popularização da Astronomia e capacitação de professores, pois desde o dia seguinte à sua chegada, até o dia 7 de setembro de 2014, ele já foi para 5 escolas e para um evento, a Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira e há agendamentos até o final deste ano!

(Fonte: CANALLE, João Batista (responsável pela OBA).)

Enviado por Nadia Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.