sexta-feira, 5 de setembro de 2014

FGV comemora 70 anos com exposição sobre história e tecnologia.

A exposição "Remodelando a História”, inédita no Brasil, estará aberta ao público entre os dias 2 de setembro e 31 de outubro, no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas. A exposição ilustra as recentes inovações científicas e tecnológicas em 3D para o setor de preservação da herança cultural, demonstrando o uso dessa tecnologia em diferentes contextos, como modelagem de artefatos, sítios arqueológicos e
monumentos.

Realizada pela Escola de Matemática Aplicada da instituição (FGV/Emap), a exposição é parte do calendário comemorativo dos 70 anos da FGV. A proposta é ressaltar o valor da aplicação da tecnologia 3D como alternativa para a conservação e reconstrução de objetos tangíveis, destacando como o uso crescente dessa tecnologia vem auxiliando na documentação e preservação de acervos culturais e patrimônios históricos.

“Quem visitar a mostra poderá ver como a tecnologia 3D ajudou na recuperação de obras de arte de grande valor artístico e cultural e ainda na descoberta de fatos passados que só puderam ser revelados depois do uso da tecnologia”, afirma a professora da FGV/Emap Aisla Medeiros e Sá, que coordena o evento.

Resultado de um projeto de quatro anos conduzido por um consórcio de 19 entidades europeias, a mostra já passou por diversos países, entre os quais Inglaterra, Itália e Alemanha, e integra a iniciativa do centro de competência VCC-3D – Virtual Competence Centre for 3D in cultural heritage – em promover avanços no estado da arte em digitalização e documentação de acervos 3D.

Exposição “Remodelando a História”
Onde: Centro Cultural FGV
Praia de Botafogo 186 – Botafogo
Quando: de 2 de setembro a 31 de outubro
 
Enviado por Nadia Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.