segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Livreiro distribui "sonhos" em biblioteca móvel no Alemão

Jornal O Dia premiou Otávio Santana com a 10ª medalha "Orgulho do Rio",
que coloca em galeria de honra quem faz a diferença no Rio

Quando, ainda criança, encontrou um livro no lixo, Otávio César Santana Júnior, hoje com 28 anos, não imaginava que ali começava uma história mais encantadora do que a vivida por Dom Raton, o pretendente de dona Baratinha na trama. O amor pela vida de sonhos proporcionada pelas letras levou o menino do Morro do Caracol, no Complexo do Alemão, a percorrer bibliotecas públicas do Rio, lendo 11 livros por dia, até decidir compartilhar a descoberta que mudara sua vida.

Com a ajuda de uma ONG, ele criou a biblioteca móvel que há seis anos percorre becos e vielas do Alemão, reunindo as crianças da comunidade. Otávio monta a barraquinha, arruma os livros na estante e estende carpetes coloridos. Cinco minutos depois, dezenas de meninos são absorvidos pela leitura - como um dia aconteceu com ele junto a uma caixa de brinquedos velhos jogados fora. Foi ali que ele se refugiu também da violência do morro e a vivida em casa, com o pai alcoólico.

São vitórias como essa que levaram O Dia a premiar Otávio com a 10ª medalha Orgulho do Rio, que coloca em galeria de honra quem faz a diferença no Rio. Trêmulo, o livreiro do Alemão tentou conter as lágrimas ao ver a medalha no peito: "Puxa, valeu a pena. Sabia que, um dia, todo esse esforço seria recompensado."


(do portal Terra)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Um comentário:

  1. Parabéns, Otávio. Nosso Rio de Janeiro, precisa de homens como você. Não precisa terno e gravata, pra fazer a diferença.
    Você é um vencedor, e acredite, quem estiver ao seu lado, estará bem e em paz. Através dos livros, da sua grande dedicação com essas crianças, com certeza VOCÊ, fará a grande diferença no Morro do Complexo do Alemão. Siga. Não desista. Parabéns.
    BernadetteAmazonas
    Bibliotecária

    ResponderExcluir

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.