quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Chegou a hora dos e-livros

A crescente venda das publicações em formato eletrônico e a possibilidade de inclusão da plataforma na rede pública de ensino mudam as perspectivas para o futuro. Antes de conversar sobre o assunto, um pequeno acordo entre colunista e leitores: nem e-book, a versão inglesa, nem livro eletrônico, expressão esdrúxula e desagradável. Prefiro a opção e-livro, pelo formato simples e mais cordial.

Três fatos recentes nos levam a acreditar que a hora do e-livro chegou. Não como perspectiva para o futuro, com ressalvas e dúvidas, mas sim como realidade palpável, para já, para ontem. Prepare-se: o e-livro chegou definitivamente.

Vamos aos fatos.

1. Em 19 de maio de 2011, a Amazon divulgou um número histórico, numa data que no futuro será conhecida como Dia Internacional do Livro – que hoje é comemorado no dia 23 de abril, data da morte de Shakespeare. Naquele dia, a Amazon vendeu mais cópias de e-books do que cópias de livros em papel. Para cada 100 livros tradicionais, foram 105 eletrônicos. Um Kindle, que já custou US$ 350, hoje tem versões de até US$ 114. Apenas quatro anos separam esse marco histórico do dia do lançamento do primeiro Kindle. Mais de 500 anos de livros de papel nos separam da Bíblia de Gutenberg. A significativa redução dos preços dos e-livros e de seu conteúdo, num momento de crise econômica nos países desenvolvidos, aponta para uma tendência de crescimento exponencial dessa plataforma. A própria Amazon prevê que, dentro de 12 meses, estará vendendo 200 e-livros para cada 100 livros de papel.

2. Reunidos no final de julho de 2011, os editores brasileiros vieram a público anunciar que preveem debandada geral de todas as editoras brasileiras para a educação digital. Os editores brasileiros de livros didáticos iniciaram uma corrida para se adequar ao Livro Didático Digital, iniciativa já sinalizada pelo governo federal para ser implantada nos próximos dois anos.


(do site da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.