quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Google homenageia Jorge Luis Borges

A logomarca da empresa Google publicada no seu site de buscas foi substituída nesta quarta-feira (24) por uma ilustração conhecida como ‘Doodle’. A data lembra quando o argentino Jorge Luis Borges, escritor, poeta, contista e ensaísta, completaria 112 anos de vida. Para representar a contribuição do homenageado, o doodle foi produzido com inspirações surrealistas, tendência presente nas obras de Borges. Os labirintos da imagem também fazem referência às narrações do escritor.

Depois de sua família ter se mudado para a Suíça, Borges teve que dar continuidade aos seus estudos no mesmo país. Na sequência, o escritor viajou à Espanha e só retornou à Argentina no ano de 1921. A sua passagem por diversas nações e a vivência internacional contribuíram para que Borges se tornasse um poliglota. No mesmo ano em que estava de volta à Argentina, as suas primeiras obras foram publicadas e estas já mostravam os traços surrealistas.

Conforme suas obras foram sendo traduzidas para outros idiomas, como nos Estados Unidos e por toda a Europa, Borges ganhou reconhecimento internacional. Em 1961, o escritor recebeu o seu primeiro prêmio internacional de editores, o Prêmio Formentor. Dentro de toda a sua produção, alguns dos títulos mais famosos são ‘Ficciones’ e ‘O Aleph’.

As duas publicações contam com narrativas curtas, mas falam sobre as temáticas do sonho, labirintos, bibliotecas, escritores fictícios e livros fictícios. Não somente pelo fato de ser escritor, as bibliotecas tem grande relevância no histórico de Borges por ele ter trabalhado como bibliotecário. Durante esta carreira, Borges foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da República Argentina.

(do site NotíciaBR)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.