quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cartas às crianças de Troy

Em 1971, às vésperas da inauguração da primeira biblioteca pública em Troy, um pequeno subúrbio (hoje com 80 mil habitantes) nos arredores de Detroit, a bibliotecária local Marguerite Hart decidiu fazer um pedido para dezenas de personagens influentes daquele início de década. Ela foi atrás de políticos, escritores, músicos e figuras célebres da época solicitando que cada um escrevesse uma carta para as crianças da cidade falando sobre a importância das bibliotecas.
Para sua surpresa, ou melhor, para a sua alegria, pelo menos 50 grandes nomes da época responderam suas cartas e enviaram seus desejos de um futuro melhor para as crianças que utilizam a biblioteca de Troy. Anos depois, enfim esse arquivo de cartas foi digitalizado e agora pode ser visto na íntegra por qualquer um em qualquer lugar do mundo, graças à internet.

A lista inclui nomes de diversos campos culturais. Temos o ex-presidente americano Ronald Reagan, o secretariado do Papa João Paulo II, o lendário escritor de livros infantis Dr. Seuss, o genial escritor de ficcção científica Isaac Asimov, o pediatra-escritor Benjamin Spock, o ex-prefeito de Cleveland Carl Stokes, a grande executiva Helen Gurley Brown e até o primeiro homem a pisar na Lua, o astronauta Neil Armstrong.

A coleção Letters to the Children of Troy está disponível na íntegra em PDF no site oficial da Biblioteca de Troy e já como imagens em alta resolução no Flickr da Biblioteca (ambos em inglês). Logo abaixo você vê alguns dos destaques do ambicioso projeto arquitetado Marguerite Hart e seu maravilhoso resultado.


(da Revista Trip)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.