Depois de 244 anos em circulação e dezenas de edições, a Enciclopédia Britânica deixará de ser publicada no papel. A edição de 2010 é a última que vai poder ser guardada nas bibliotecas, já que as próximas publicações serão feitas somente online.
"Hoje nosso banco de dados digital é muito maior do que o que pode caber na impressão. E podemos revê-lo em poucos minutos, a qualquer hora" escreveu o presidente Jorge Cauz em comunicado da empresa. A publicação tem atualmente cerca de 120 mil artigos.
A empresa Encyclopedia Britannica Inc. já não tinha mais a publicação homônima como principal negócio. A projeção do presidente da companhia, Jorge Cauz, é que apenas 15% da receita total da empresa este ano virá da enciclopédia, por meio de assinaturas online e compra de aplicativos. O resto do faturamento deve vir de produtos e serviços educativos.
A versão da Enciclopédia Britânica em DVD custa cerca de 30 libras no site da Amazon, e são cobradas 70 libras para fazer uma assinatura anual. O presidente da empresa relativizou os custos da Britânica digital, comparados com o acesso gratuito à enciclopédia colaborativa online Wikipedia. "Podemos não ser tão grandes como a Wikipedia. Mas nós temos uma voz erudita, um processo editorial, e artigos bem escritos. Todas essas coisas, em que nós acreditamos, são muito, muito importantes", disse Cauz, segundo informou o jornal The Guardian.
Sobre os efeitos internos do anúncio do fim da publicação, o presidente da empresa disse que a decisão foi bem recebida. "Todos entendem que nós precisaos mudar. Ao contrário dos jornais, sentimos o impacto do mundo digital há muitos anos. Tivemos tempo para a reflexão."
A Encyclopedia Britannica Inc. é propriedade do magnata bancário suíço Jacqui Safra. Núeros internos apontam que mais de 450 milhões de usuários visitaram os websites da empresa - que incluem dicionários Merriam-Webster - ao longo de 2011.
(do Opera Mundi)
Enviado por Marcos Vasconcelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.