quarta-feira, 30 de março de 2011

Universidade oferece sistema de padronização on-line para orientar teses e dissertações

Qual deve ser alinhamento para a capa de uma dissertação? A dedicatória de uma tese pode ter quantas linhas? Estas são algumas perguntas frequentes para quem está na fase final da pós-graduação e enfrenta o desafio de apresentar uma dissertação ou uma tese. A fim de auxiliar aos mestrandos e doutorandos, a Rede Sirius de Bibliotecas UERJ e a Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (SR2) montaram em parceria o sistema TDELine - Modelo de Padronização On-line para Teses e Dissertações Eletrônicas. A novidade, oferecida a partir deste mês na intranet da SR2, contem modelos que orientam a montagem dos elementos pré-textuais dos trabalhos de fim de curso.

A bibliotecária Rosane Lopes Machado, Coordenadora do Núcleo de Processos Técnicos (NProtec) da Rede Sirius, explicou que o TDELine é um sistema on-line que dispõe de várias seções, cada uma relacionada a um elemento pré-textual de uma tese ou dissertação. É possível, por exemplo, preparar os dados referentes a itens como Folha de rosto, Capa, Sumário e Dedicatória.

Além disso, o novo sistema permite o acesso a partir de qualquer computador, e o modelo utilizado pode ser salvo para utilização posterior. Também é possível armazenar as informações e alterá-las em qualquer etapa do processo. O sistema prevê ainda consolidar os elementos do trabalho em um arquivo único. "O objetivo do TDELine é otimizar o tempo dos alunos e garantir a padronização da apresentação das teses e dissertações da UERJ", disse a Coordenadora. Exatamente por isso, o sistema foi desenvolvido a partir do Roteiro para apresentação das teses e dissertações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Rosane explicou que a iniciativa do TDELine surgiu com a institucionalização da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD/UERJ). A proposta desta é tornar disponível, na Internet, toda a produção acadêmica oriunda dos programas de pós-graduação. "A partir de então sentimos a necessidade de se desenvolver um sistema que auxiliasse os alunos na composição dos elementos pré-textuais", complementou.

Todos os matriculados nos cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade terão acesso ao sistema pelo endereço http://www.intranet.sr2.uerj.br. Cada aluno receberá um login e uma senha para acesso.

De acordo com a Coordenadora, a perspectiva é de que o TDELine seja ampliado para auxiliar também na montagem das partes textual e pós-textual dos trabalhos. Além disso, o sistema ganhará uma versão impressa que já está em fase de produção.

Informações sobre como utilizar o sistema podem ser obtidas nas bibliotecas da Rede Sirius. Contato: www.rsirius.uerj.br.


Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.