quinta-feira, 17 de março de 2011

Sistema CFB/CRB e CAPES planejam curso de Biblioteconomia a distância

A necessidade de formar um maior contingente de bibliotecários no país sem abrir mão da qualidade, em vista da implantação de diversos proje-tos nacionais que envolvem a contratação de profissionais, motivou o Sistema CFB/CRB a constituir uma parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para a oferta do curso de bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância.

A oferta de cursos desta natureza é uma realidade em todo mundo. Experiências de sucesso estão presentes no México, Estados Unidos, Japão, Europa, Austrália, Colômbia e outras regiões que enfrentam problemas para qualificar presencialmente bibliotecários. Ademais, analisando o cenário brasileiro, em especial a oferta de cursos a distância para outras áreas, bem como a legislação brasileira sobre esta modalidade de ensino, o Sistema CFB/CRB ponderou que a disponibilidade desta abordagem educacional deveria ocorrer independente de qualquer esforço da instituição a qual seria obrigada, por força de decisões judiciais, de efetuar o registro de profissionais assim formados, independente da qualidade oferta.


Enviado por Betânia Ferreira e Zélia Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.