quinta-feira, 31 de março de 2011

Assistir aos livros agora é opção nas escolas

Madalena de Fátima Yamamoto, 47 anos, bibliotecária do Colégio Augusto Laranja, localizado na Zona Sul de São Paulo, jura que não estranhou quando viu sob sua gestão a nova biblioteca digital da escola, recheada de livroclips, um instrumento interativo criado para que crianças e jovens assistam aos livros no computador.

De fato, assistir não é o verbo mais adequado para o ato da leitura. Mas desde fevereiro, alunos de cerca de 300 escolas pertencentes à rede Programa Escolas Associadas, da Unesco no Brasil, já assistem aos livros clássicos.

Ainda soa estranho? Pois o livroclip consiste em um trailer, como os de filmes, que traz um resumo da obra, com foco em despertar o interesse dos alunos para a leitura dos livros - de papel ou digital, não importa.

"Muita gente comenta que vamos acabar perdendo o emprego para as novidades tecnológicas, mas eu não acredito que o livro vá acabar. Eu tenho de estar atualizada, não posso ver o livroclip como um concorrente. Ele é um suporte, um incentivo à leitura", garante a bibliotecária.


(do Brasil Econômico)

Enviado por Eliane Prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.