quarta-feira, 2 de março de 2011

Bibliotecas da Rede Sirius guardam acervos sobre a história do Rio

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais importantes do mundo, uma das mais fotografadas e uma das mais descritas em todos os tempos. Parte desta história pode ser conhecida nos acervos das bibliotecas da Rede Sirius, em especial na biblioteca de Geologia, Geografia e Oceanografia (CTC/C) e no Núcleo de Memória (MID).

O MID possui uma coleção chamada Memória do Rio, onde estão localizados os livros que tratam da cidade maravilhosa. Esta coleção foi formada por doações e vem crescendo ao longo dos anos. Dentre eles podemos destacar dois livros: Cidade do Rio de Janeiro: Extensão, Remodelação e Embellezamento, publicado em 1930. Nele, o arquiteto Alfred Agache relata a série de conferências que fez à pedido do então Prefeito Antônio Prado Júnior sobre o desenvolvimento, e a remodelação da cidade. Outro interessante exemplar, descoberto recentemente dentre os livros que aguardam catalogação no Núcleo é o título Metrô Rio: estudo da viabilidade técnica e econômica do Metropolitano do Rio de Janeiro, de 1970. É um exemplar que não se encontra nos catálogos das bibliotecas cooperantes do Bibliodata e nem na Biblioteca Nacional, é encontrado somente na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

O Núcleo MID funciona das 8h às 19h, no segundo andar, bloco C do Pav. Reitor João Lyra Filho.

Enviado por Luciana Avellar.

Um comentário:

  1. Olá Lu,

    Parabéns pela grande descoberta. Fico feliz por manter a COLEÇÂO MEMORIA RIO, começada há anos passados.
    Grande abraço,
    Bernadette

    ResponderExcluir

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.