quinta-feira, 3 de março de 2011

Mais do que um guardião das palavras

Com o avanço das tecnologias e as mudanças de algumas configurações sociais, algumas profissões mudaram. É o caso do bibliotecário. O papel desse profissional hoje vai além dos empréstimos de livros e organização da biblioteca. O bibliotecário trabalha e lida principalmente com um produto de interesse de muitos: a informação.

O espaço físico da biblioteca ainda é a principal área de atuação para quem deseja iniciar o curso de biblioteconomia, mas com o avanço das tecnologias da informação, o mercado se expandiu. O bibliotecário funciona como agente mediador entre a informação e quem a busca, de modo que o conhecimento chegue de forma rápida e completa para leitores, estudantes e profissionais.

Madalena Figueiredo, 54, é bibliotecária e está na profissão há 30 anos. Entre as atividades exercidas na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, ela destaca: “Gosto muito dessa área de pesquisa, de poder ajudar. Minha parte é essa. A pessoa vem aqui e traz um tema e eu começo a pesquisar junto com ela e elaborar os assuntos”, explica. Madalena diz que a tecnologia aliada à vivência profissional permite que ela avance nas pesquisas dos temas trazidos pelos frequentadores do local.


(do jornal O Povo)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.