Em 03 de julho foi realizada a primeira reunião organizada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para elaboração de um plano de salvaguarda da Literatura de Cordel no Rio de Janeiro. A reunião aconteceu no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, na sala multimídia (ao lado da Galeria Mestre Vitalino), no Palácio do Catete.
Nesta reunião estiveram presentes cordelistas, produtores culturais e representantes de instituições que possuem acervo na área. A Rede Sirius foi representada pela bibliotecária Rejane Monteiro, chefe da Biblioteca na FFP/Campus São Gonçalo, onde está Localizada a Cordelteca Gonçalo Ferreira da Silva.
A UERJ, primeira Universidade pública no Estado do Rio de Janeiro a ter uma Cordelteca, participará na elaboração desse plano de salvaguarda e espera contribuir com as diretrizes que irão ajudar na preservação e divulgação da Literatura de Cordel, patrimônio cultural imaterial brasileiro.
Enviado por Marcos Vasconcelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.