quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

A produção dos Grupos de Trabalho da Rede Sirius em 2020


O ano de 2020 foi difícil para todos e não foi diferente para a Rede Sirius. Contudo, mesmo com todas as limitações, entre elas o distanciamento social e a necessidade do teletrabalho, a Rede deu uma grande demonstração de sua capacidade, mostrando inclusive que a biblioteca não é apenas um lugar onde se guardam livros, mas que promove pesquisa e produção.

Neste ano, seis grupos de trabalho designados pela Direção produziram um material vasto e inédito na Rede, desde o desenvolvimento de todo um protocolo de retomada de atividades presenciais no contexto da pandemia do Novo Coronavírus, até a inovação técnica em rotinas - como o cadastramento de usuários e emissão de Nada Consta eletrônicos; da modernização do acesso ao acervo de atos normativos da Universidade, à padronização dos perfis e capacitação dos servidores em Mídias Eletrônicas; do desenvolvimento de atividades de normalização de TCCs à pesquisa de novas tecnologias de acessibilidade.

A Rede Sirius não apenas se manteve em franca atividade no período do distanciamento social, mas buscou utilizar este período de uma forma produtiva. Muitos limites foram superados, muito trabalho foi realizado, muitas mudanças aconteceram, sempre sob a perspectiva que a Uerj nos apresenta, de proteger sua comunidade, tanto de servidores e alunos quanto de seu público diferenciado. A Rede trabalhou para ampliar essa proteção, construindo pontes entre o público e a universidade, revendo e melhorando suas rotinas e práticas e mostrando que, como a Uerj, é um motivo de orgulho e um polo de excelência na educação, na ciência e no serviço público brasileiros.

Grupos de Trabalho da Rede Sirius em 2020:

• Planejamento da retomada da Rede Sirius: reabertura faseada – Coordenadora: Leila Andrade (11 participantes)

• Legislação UERJ – Coordenadora: Luciana Avellar (6 participantes)

• Cadastramento online de usuários na Rede Sirius – Coordenador: Gabriel Alvarez (7 participantes)

• Trabalhos de conclusão de curso e monografias eletrônicas no repositório digital da Rede Sirius – Coordenadora: Júlia Vieira (6 participantes)

• Acessibilidade informacional disponíveis nas coleções eletrônicas da Rede Sirius – Coordenadora: Ana Rachel Fonseca (6 participantes)

• Mídias Sociais - Coordenadora: Emilia Sandrinelli (6 participantes)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.