Em 1994 foi aprovado o Manifesto da Unesco. É o documento basilar e responsável por toda a política de orientação e organização das Bibliotecas Públicas, definindo de forma objetiva a Missão destas instituições em todo o mundo.
A UNESCO, através deste Manifesto, evidencia o valor da Biblioteca Pública, enquanto força viva para a educação e cultura, e como agente essencial para a promoção do bem-estar, considerando-a o centro local de informação. Consideram-se quatro, os aspetos em que a Biblioteca Pública desenvolve a sua ação: informação, alfabetização, educação e cultura.
O acesso ao conhecimento, à informação e à cultura, sem qualquer descriminação de idade, raça, sexo, religião, língua ou condição social, presente no Manifesto, implica, naturalmente, que a Biblioteca Pública seja da responsabilidade das autoridades locais e nacionais, e objeto de uma legislação e financiamento específicos.
Leia mais.
Enviado por Marcos Vasconcelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.