*Ilustração de David Parkins |
Precisamos de um conjunto de métricas mais amplo e transparente para melhorar a publicação científica, dizem Paul Wouters, colegas e co-signatários.
Esforços globais estão em andamento para criar um papel construtivo para as métricas dos periódicos na publicação acadêmica e para deslocar o domínio dos fatores de impacto na avaliação da pesquisa. Para este fim, um grupo de especialistas em bibliometria e avaliação, cientistas, editores, sociedades científicas e provedores de análise de pesquisa estão trabalhando para elaborar um conjunto mais amplo de indicadores de periódicos e outras maneiras de avaliar as qualidades de um periódico. É uma tarefa desafiadora: nossos interesses variam e muitas vezes entram em conflito, e a mudança requer um esforço conjunto entre editoras, acadêmicos, agências financiadoras, formuladores de políticas e provedores de dados bibliométricos.
Aqui chamamos para os elementos essenciais desta mudança: expansão de indicadores para cobrir todas as funções de revistas acadêmicas, um conjunto de princípios para governar seu uso e a criação de um corpo diretivo para manter esses padrões e sua relevância.
Nossa proposta vem de um workshop de 2017 realizado em Leiden, na Holanda. Foi co-organizado pelo Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden (onde trabalham PW, SdR e LW), Clarivate Analytics (a empresa que produz o Journal Citation Reports anual) e pela organização europeia de ciências da vida, EMBO . Mais de duas dezenas de profissionais de todo o ecossistema acadêmico participaram (ver também go.nature.com/2wfeyjc).
Delineamos as principais funções dos periódicos, que permanecem praticamente inalteradas desde a sua criação há mais de 350 anos. As funções são registrar reivindicações para o trabalho original, curar o registro de pesquisa (incluindo a emissão de correções e retratações), organizar a revisão crítica, divulgar e arquivar bolsas de financiamento (ver “Para que serve um periódico”)
Para que serve um periódico?
Registro. Por meio da publicação, os periódicos associam as reivindicações intelectuais em um trabalho com uma data e autoria, que podem ser usadas para estabelecer a prioridade.
Curadoria. Por meio de revisão editorial e outros, o trabalho é selecionado e colocado em uma coleção; Esta coleção sinaliza associações e delineia o escopo teórico e metodológico de um domínio acadêmico.
Avaliação. Por meio da revisão por pares, os trabalhos são avaliados de acordo com vários critérios (como qualidade e novidade), e os autores recebem feedback de seus pares. Através da publicação, a revista certifica que o trabalho foi avaliado; o periódico continua a realizar funções avaliativas emitindo correções e retratações.
Disseminação. Ao tornar o trabalho público, uma revista distribui formalmente para uma comunidade especializada; Com acesso aberto e outras ferramentas de comunicação, o periódico disponibiliza o trabalho para comunidades mais amplas.
Arquivamento. Ao associar o trabalho a metadados adequados e disponibilizá-lo on-line e a índices e agregadores, o periódico contribui para o registro acadêmico permanente e facilita a descoberta.
[1] WOUTERS, Paul et al. Rethinking impact factors: better ways to judge a journal. Nature, 28 May 2019. Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-019-01643-3 Acesso em: 28 maio 2019.
Enviado por Leila Andrade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.