terça-feira, 22 de maio de 2018

Publicações na área de Ciências são o destaque da edição de maio do Portal de Periódicos CAPES

Imagine como seria ficar por dentro dos principais temas ligados à ciência por meio de um conteúdo com linguagem acessível. Pense também em como seria interessante ter à mão informações com os mesmos critérios acadêmicos, mas adaptadas para os pequenos leitores. Agora vem a boa notícia: existe um parceiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que desenvolve o trabalho direcionado para o público geral, incluindo crianças, adolescentes, jovens e professores do ensino infantil ao superior: o Instituto Ciência Hoje (ICH).

Por meio do Portal de Periódicos, a comunidade acadêmica brasileira e o público em geral têm acesso a duas publicações editadas pelo ICH – entidade que atua há mais de 35 anos na área de divulgação científica: os títulos Ciência Hoje (CH) e Ciência Hoje das Crianças (CHC). A disponibilização do conteúdo tem a intenção de favorecer o acesso a informações qualificadas sobre os diferentes campos da ciência e abrir espaço para a divulgação da produção dos pesquisadores brasileiros.

O ICH é referência nacional em publicações pautadas na popularização da ciência e da tecnologia, captando todas as áreas do conhecimento. Os títulos – detalhados abaixo – são de acesso aberto e podem ser visualizados por qualquer pessoa conectada à internet. Para localizar as publicações, entre na opção buscar periódico do Portal e digite o nome ou o ISSN da revista científica.



Ciência Hoje (ISSN 0101-8515)
A revista CH tem seus objetivos alinhados com a CAPES na intenção de investir na formação de recursos humanos de alto nível no país e no exterior, em especial à linha de ação de acesso e divulgação da produção científica. Os autores dos artigos são pesquisadores pós-graduados (ou em nível final de pós-graduação), com ampla experiência na área sobre a qual escrevem. O título tem o compromisso de levar a um público amplo as pesquisas científicas e tecnológicas realizadas, sem perder de vista os grandes avanços científicos mundiais e seu impacto na sociedade brasileira.
Com textos claros e acessíveis, a publicação amplia o conhecimento de estudantes, pesquisadores, jornalistas e outros interessados, mostrando como a ciência pode ser fascinante e, ao mesmo tempo, compreensível. Além de fomentar a atividade de divulgação científica, CH aproxima a universidade da população e promove um debate mais amplo em torno da ciência e de seu impacto social, estimulando o senso crítico e o exercício da cidadania.

Ciência Hoje das Crianças (ISSN 0103-2054)
A publicação também está em sintonia com a missão da CAPES de apoiar a formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Os textos que abriga são ferramentas para a reflexão sobre as diferentes áreas da ciência e suas contribuições para o país.
Por não exigir conhecimento prévio de temas de ciência, o título pode se tornar um instrumento democrático a ser utilizado pelos professores para aprofundar a compreensão de estudantes da educação básica acerca dos assuntos abordados: a linguagem clara permite a compreensão por parte de toda a comunidade discente e docente, independentemente da formação inicial.
Embora perpasse os temas curriculares básicos do ensino fundamental, o conteúdo da CHC transcende esse nível acadêmico, pois aborda temas dentro do cenário da pesquisa científica nacional. Os editores têm a preocupação de não apenas apresentar o conteúdo, mas colocá-lo em contexto, ressaltando a relevância das pesquisas para transformar a realidade do país.

Reprodução de texto publicado no Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos da CAPES

Clique aqui para acessar o Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos da CAPES

Enviado por Mauro Corrêa Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.