sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Exposição "Prova de Estado" repensa o sistema educacional na Galeria Candido Portinari

A mostra Prova de Estado passa a ocupar a Galeria Candido Portinari no dia 21 de setembro. Com o tema precarização da educação pública, leva em consideração o momento político que a Universidade enfrenta. A exposição conta com o trabalho de artistas que passaram pela graduação de Artes Visuais da instituição, como as ex-alunas Andréa Hygino e Luiza Coimbra.

Nela se encontram obras como Exercício da Destreza, que aborda como a sociedade, de forma direta ou indireta, nos obriga a seguir padrões considerados corretos por ela, como por exemplo, o número reduzido de carteiras para canhotos. Outra é a série Espaço Réstia onde a artista captura a luz que se desenha pelas frestas e desvios oferecidos pela arquitetura do prédio. O que está em jogo é o embate entre o corpo do aluno e a disciplina escolar.

O objetivo dessa arte é mostrar a dureza do sistema educacional e como, por meio dele, se criam subterfúgios para se reconfigurar, seja para reformar, deformar e transformar. Enfim, foram reunidos trabalhos que coadunam as vivências dos ex-alunos enquanto estudantes e artistas na UERJ, onde muitas vezes colaboraram e/ou usufruíram desse lugar de ensino.

A exposição fica aberta para visitação de segunda a sexta das 10h às 19h, na Galeria Candido Portinari, localizada na Rua São Francisco Xavier, 524, no Maracanã, até o dia 27 de outubro.

UERJ/SR-3/DECULT/COEXPA apresentam:

Exposição Prova de Estado
Curadoria: Daniela Seixas
Inauguração: 21 de Setembro de 2017, às 18h
Visitação: até 23 de junho de 2017, das 9h às 20h
Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira das 10h às 19h
Local: Galeria Candido Portinari
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã – Rio de Janeiro – Centro Cultural da Uerj
Informações: (21) 2334-0114
ENTRADA FRANCA

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.