sexta-feira, 13 de maio de 2016

O Ecomuseu Ilha Grande da UERJ inaugura Biblioteca Comunitária na praia de Palmas

Contação de histórias e brincadeiras marcaram a inauguração da Biblioteca Comunitária do Ecomuseu Ilha Grande da UERJ, na praia de Palmas, litoral sul fluminense, esta semana. Com o objetivo de fomentar a cultura da região e atender às antigas reivindicações dos moradores, um depósito de jardim foi doado para funcionar como guarda-livros. A comunidade fará a gestão do local, que permanecerá aberto das 15h às 17h30, possibilitando o empréstimo e a leitura de exemplares didáticos e de literatura em geral.

Entre os presentes na celebração estavam o diretor do Departamento Cultural, Ricardo Lima, o coodenador geral do Ecomuseu Ilha Grande, Gelsom Rozentino, as coordenadoras Maya Suemi, do Centro Multimídia e Ana Carolina Huguenin, do Museu do Cárcere, a museóloga Viviane Ribeiro, assim como as lideranças Sandra Mara Luiz Domingues, Bruna Morena Freire e Vitória Rodrigues Uchoa.

A ideia da criação desta biblioteca surgiu após o evento Primavera de Museus, em 2014, onde foi possível conhecer as necessidades da população do lugar, que sofre com a ausência de energia elétrica, sinal de telefone celular e internet. "Buscamos inspiração em experiências que existem no Brasil e no mundo. Apesar do momento adverso, e da grave crise que atravessamos, essa foi uma importante conquista junto á comunidade", afirma Gelsom Rozentino. Para o diretor do Decult, Ricardo Lima, "cultura é inerente a todo grupo humano, onde quer que esteja, por isso é uma alegria estar abrindo este espaço", diz.

Abaixo, fotos do evento:





Mais informações com Rosana Rocha (Comunicação Social, Decult/SR-3/UERJ)
(21) 2334-0938
(21) 98752-1028

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.