As bibliotecas públicas do Reino Unido irão passar a ter que disponibilizar o mesmo tipo de serviços online, e de acordo com as mesmas regras. A iniciativa é da responsabilidade da Society of Chief Librarians (SCL), que junta mais de 4 mil bibliotecas públicas de Inglaterra, do País de Gales e da Irlanda do Norte.
De acordo com o texto da National Digital Promise - assim se chama a iniciativa - as bibliotecas irão disponibilizar acesso gratuito à Internet, possibilitar a reserva de livros online e ainda permitir a renovação dos empréstimos de livros pela mesma via. Outros dos serviços que deverão ser garantidos por via digital é o acesso a uma conta de e-mail para tirar dúvidas e colocar questões de resposta fácil. Também os funcionários das bibliotecas deverão estar preparados para responder a questões sobre os serviços online e para ajudar os leitores no acesso à informação por via eletrônica.
A SCL está ainda a trabalhar, em conjunto com outras entidades, no desenvolvimento de um portal que funcionará como ponto único de contato com todas as bibliotecas públicas do Reino Unido.
(do portal I-GOV, de Portugal).
Enviado por Marcos Vasconcelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.