sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Arquivo Público do Estado de São Paulo lança site com milhares de revistas antigas, dos séculos 19 e 20, digitalizadas

O site Memória da Imprensa foi totalmente reformulado com a proposta de ter um novo formato e conteúdo mais dinâmico e atraente para o leitor.

A ideia principal do site é mostrar a evolução da imprensa, em especial a paulista, em pouco mais de um século. Parte dessa história está no acervo digitalizado de jornais e revistas do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), onde existem periódicos importantes por retratarem os costumes e o pensamento da época em que foram escritos.
Para valorizar esse acervo, a homepage do site Memória da Imprensa é dividida em seções, seguindo o modelo dos jornais e revistas atuais. São elas: Cultura, Nacional, Local, Gastronomia, Moda, Esportes, entre outras, de acordo com o que for encontrado no acervo digitalizado do APESP em cada período.
A cada três meses será lançada uma nova edição no site que abordará notícias de uma época específica, dividindo-se da seguinte forma:

1ª – século XIX e início do século XX (publicações até 1910)

2ª – 1911 a 1920

3ª – 1921 a 1930

4ª – 1931 a 1940

5ª – 1941 a 1950

6ª – 1951 a 1960

7ª – entre 1961 e final dos anos 1970

Além do acervo digitalizado do APESP, futuramente será possível utilizar o conteúdo do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP), que está em catalogação e em breve será digitalizado dentro do projeto Memória da Imprensa Periódica Paulista, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

O site apresentará também anúncios de cada época, presentes nas páginas dos periódicos, e ainda a página Colaborações, que terá textos referentes à História da Imprensa no Brasil.

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/memoriaimprensa/

Enviado por Luciana Avellar via Ana Christina Hagen

Um comentário:

  1. Que bom Luciana, que vc postou essa matéria! Um abraço! Chris

    ResponderExcluir

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.