quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Além dos livros: as múltiplas funções de uma biblioteca pública
Emprestar livros é apenas uma das missões de um espaço que recebe de estudantes a moradores de rua todos os dias.
A função principal de qualquer biblioteca é ser fonte de conhecimento e de livros. Mas, em Taguatinga, cidade distante 25 quilômetros do centro da capital federal, uma biblioteca pública é exemplo de que esses espaços podem oferecer muito mais a seus usuários: sonhos, paz, mudança de vida.
A descrição pode parecer dramática à primeira vista, mas quem trabalha atendendo ao público variado que frequenta um espaço como esse durante 14 horas ininterruptas, seis dias na semana, há mais de 15 anos, como a equipe da Biblioteca Pública Machado de Assis, entende que não é exagerada.
Pelo balcão da biblioteca passam cerca de 400 usuários todos os dias. Cada um com histórias de vida e necessidades completamente diferentes. Além dos estudantes e concurseiros, que formam o maior público do local, há aposentados em busca de companhia, desempregados à procura de trabalho e palavras de conforto, e alguns outros querendo concretizar sonhos e mudanças.
Leia mais:
(do jornal Último Segundo)
Enviado por Marcos Vasconcelos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá.
ResponderExcluir"BIBLIOTECA NÃO É SÓ LUGAR DE GUARDAR LIVROS". Também realizamos variadas atividades no intuito de formar público e incentivar a leitura, na Biblioteca do Dique, situada no bairro do Jardim América - RJ.
Nosso blog: http://bibliotecadodique.blogspot.com/