O encontro teve como tema principal o Fortalecimento e Sustentabilidade da Rede BVS no Brasil e contou com a participação de pesquisadores, professores, bibliotecários, analistas e técnicos em Tecnologia da Informação, além do diretor da Bireme, Adalberto Tadelli, do diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict-/Fiocruz), Umberto Trigueiros, da coordenadora da Coordenação Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde, Eugênia Calazans, entre outros.
Foi apresentado um panorama da Rede BVS no Brasil, através de análise de cenário e dos resultados de pesquisa realizada com as instâncias.
Cada Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) enviou pelo menos um representante para traçar um histórico e um panorama de sua BVS, relatando pontos positivos e negativos de sua evolução.
A UERJ participou apresentando um retrospecto da BVS Integralidade, com a bibliotecária Sandra Infurna, e da BVS Adolec, com a médica Isabel Bouzas.
A Professora Roseni Pinheiro, da BVS Integralidade, participou de uma mesa redonda sobre “desafios e perspectivas em prol da auto-sustentabilidade”, mediada por Paula Xavier, da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz.
Foram discutidos problemas relacionados ao âmbito das dimensões política, financeira, metodológica e tecnológica para traçar expectativas e recomendações de governança, fomento, história e registro da produção científica e técnica em saúde nacional.
O Fórum obteve excelente repercussão entre os presentes, que avaliaram a necessidade de que se repita periodicamente.
Para maiores detalhes, veja o relato oficial da Fiocruz e a matéria publicada pelo Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS/UERJ) acessando os links abaixo:
http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=5327&sid=9
http://www.lappis.org.br/site/noticias/116-destaques/821-forum-da-rede-bvs-brasil.html
Enviado por Kalina Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.