terça-feira, 7 de maio de 2013

Participação da Biblioteca CBA no 1º Fórum da Rede BVS Brasil (25 e 26 de abril de 2013, Museu da Vida, Rio de Janeiro, RJ)

Nos dias 25 e 26 de abril de 2013, as bibliotecárias Angela Velho, Kalina Silva e Thais Vieira participaram do 1º Fórum da Rede BVS Brasil, realizado no auditório do Museu da Vida, no complexo da Fiocruz, promovido pelas instâncias da Rede, pela Bireme e Pelo Ministério da Saúde.

O encontro teve como tema principal o Fortalecimento e Sustentabilidade da Rede BVS no Brasil e contou com a participação de pesquisadores, professores, bibliotecários, analistas e técnicos em Tecnologia da Informação, além do diretor da Bireme, Adalberto Tadelli, do diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict-/Fiocruz), Umberto Trigueiros, da coordenadora da Coordenação Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde, Eugênia Calazans, entre outros.

Foi apresentado um panorama da Rede BVS no Brasil, através de análise de cenário e dos resultados de pesquisa realizada com as instâncias.

Cada Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) enviou pelo menos um representante para traçar um histórico e um panorama de sua BVS, relatando pontos positivos e negativos de sua evolução.

A UERJ participou apresentando um retrospecto da BVS Integralidade, com a bibliotecária Sandra Infurna, e da BVS Adolec, com a médica Isabel Bouzas.

A Professora Roseni Pinheiro, da BVS Integralidade, participou de uma mesa redonda sobre “desafios e perspectivas em prol da auto-sustentabilidade”, mediada por Paula Xavier, da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz.

Foram discutidos problemas relacionados ao âmbito das dimensões política, financeira, metodológica e tecnológica para traçar expectativas e recomendações de governança, fomento, história e registro da produção científica e técnica em saúde nacional.

O Fórum obteve excelente repercussão entre os presentes, que avaliaram a necessidade de que se repita periodicamente.

Para maiores detalhes, veja o relato oficial da Fiocruz e a matéria publicada pelo Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS/UERJ) acessando os links abaixo:
http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=5327&sid=9
http://www.lappis.org.br/site/noticias/116-destaques/821-forum-da-rede-bvs-brasil.html





Enviado por Kalina Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.