A Rede Sirius realizou nesta última quarta feira, dia 15 de maio, o I Workshop BDTD/UERJ, que objetivou apresentar as práticas empreendidas pelos bibliotecários, ao longo desse período, nos processos que envolveram desde a orientação do discente, quanto às normas e à padronização, até o efetivo depósito do trabalho acadêmico na base.
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro foi criada no ano de 2005 e entrou em funcionamento no ano seguinte. Após seis anos, consolidada na Universidade como recurso importante na preservação, gerenciamento e disseminação da produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, a BDTD/UERJ contabiliza mais de três mil publicações disponíveis ao público em geral.
• Parceria com a comunidade acadêmica
• Metodologia para a orientação e normalização de TDE
• Palestras e cursos ministrados para a comunidade discente.
Abaixo, os temas das apresentações.
- Perspectivas futuras da BDTD/UERJ - Roteiro UERJ: apresentação da 2ª edição (Neusa Cardim / Simone Dib)
- LATEX: ameaça ou oportunidade? (Nadia Lobo da Fonseca)
- Controle e estatística das TDE´s da Biblioteca CB/A (Heloísa de Castro)
- BDTD/UERJ: procedimentos da Biblioteca de Geociências (Barbara da Silva Jardim)
- Disciplina Tópicos Especiais em Ciências Médicas - Base de dados e normalização acadêmica: parceria entre CB/A e PGCM (Ana Rachel Fonseca e Thais Vieira)
- Padronização das teses e dissertações conforme Roteiro BDTD/UERJ: evolução, práticas e desafios (Kalina da Silva)
- Follow-Up - Diário de teses e dissertações e Follow-Up - Aluno (Márcia Maria Machado Franco e Charles William Macedo de Melo)
- Benchmarking do Blog “Normalizando Documentos” (Robson Dias Martins)
Fotos do evento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.