quarta-feira, 1 de junho de 2011

Todo dia é dia de Livro

“ O que é, o que é?/ Com ele você aprende a escrever/ e com os olhos /você tem que ver/ Às vezes tem estrofes/ às vezes um parágrafo/Às vezes frases que vêm do coração/O que é, o que é?/ Pense bem o que é/ É o livro/ Que está sempre com palavras/ Para lhe dizer/ AMO VOCÊ!”

“ Livros são a fonte do saber/ Sempre que você perguntar/ Por quê? / O livro há de responder/ As coisas do mundo / O livro há de saber”.

“ Sempre que eu for escrever/ Numa folha de papel/ Minhas mágoas vão morrer/Irão para o beleléu/ Não importa se é de caneta/ lápis ou lapiseira/ Escrever é o remédio/ para a vida não ser um tédio/ Se não escrever / não venha reclamar/ Se você está duvidando/ Por que não vem
tentar?”

Nestas três poesias infantis acima, percebe-se a função informativa ( o livro há de saber), educadora (Com os olhos você tem que ver), diagnóstica ( mágoas) e terapêutica do livro( remédio para a vida não ser um tédio).

A Biblioteca Comunitária da UERJ atua como espaço para o desenvolvimento de pesquisas, principalmente na área da educação, para a comunidade interna (servidores, alunos e professores) e comunidade externa. Contando atualmente com mais um espaço - a Sala Jorge Amado - além do Salão de Leitura e do Cantinho Mágico - Uma Janela para a Leitura, houve a expansão de seus serviços e produtos.

Assim é que desde a sua inauguração em 28 de setembro de 2010, a equipe da Biblioteca, agindo como agente cultural, o que na verdade é, (hoje não se aceita mais uma biblioteca Comunitária que só empresta livros), proporcionou a seus leitores os seguintes Eventos e Oficinas na Sala Jorge Amado: Paixão de Ler Poesia, compartilhando dessa forma da 18ª Campanha do Paixão de Ler da Secretaria Municipal de Cultura; do 1º Encontro de Poesias na 3ª Idade (UnATI) intitulado Música Também é Poesia, do II Encontro Técnico Administrativo da Rede Sirius: Rede de Bibliotecas UERJ; das oficinas Literárias com leituras dos livros de Jorge Amado com personagens femininas intitulado “As Mulheres de Jorge” em comemoração ao Mês Nacional da Mulher (abril) e agora, fechou com as oficinas do mês de maio, às quais possibilitaram à nossa equipe uma maior integração com professores, bibliotecários, agentes administrativos, além dos leitores participantes.

Veja fotos das oficinas de maio neste álbum.

Bibliografia do texto Todo Dia É DIA DE LIVRO


. PIRES, Eny dos Santos. Páginas Abertas: biblioterapia: a importância do livro na arte-educação e saúde: uma abordagem transgeracional. Rio de Janeiro: Rede Sirius: Rede de Bibliotecas UERJ, 2008.

Enviado por Eny Pires.

Um comentário:

  1. Ana Christina Hagen1 de junho de 2011 às 21:51

    parabenizo os esforços da equipe na prestação de bons serviços, saindo da rotina do dia a dia... um abraço, Chris Hagen

    ResponderExcluir

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.