quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tecnologia inovadora agiliza serviços em biblioteca

A Biblioteca Mansueto, localizada na Universidade de Chicago, é um novo marco no design e no funcionamento de uma biblioteca. Reinaugurada recentemente, a reforma do complexo consumiu 81 milhões de dólares para oferecer o que há de mais moderno quando se fala em armazenagem, entrega e devolução de livros físicos. Não existem estantes com livros ao alcance dos visitantes. O acervo é guardado em um gigantesco armazém de cinco andares subterrâneos com 24 mil bandejas e capacidade para 3,5 milhões de volumes. O processo não seria possível sem a "ajudinha" de cinco enormes guindastes robóticos controlados por computadores (imagem abaixo). Com o novo sistema, bastam cinco minutos para se ter em mãos qualquer volume desejado.

Segundo seus criadores, a intenção é facilitar o acesso aos livros físicos para que toda a comunidade, professores, pesquisadores e estudantes, possam usufruir dos mesmos. A realidade é que grande parte do acervo das bibliotecas de universidades americanas está sendo sistematicamente transferida para instalações fora dos locais nobres dos campi. A Mansueto também está equipada com máquinas de última geração para a preservação e digitalização de livros.


Bom saber que existem investimentos em bibliotecas físicas, afinal, quanto mais opções de plataformas de leitura tivermos, melhor. Com certeza, muitos sentirão falta das estantes com seus livros ao alcance das mãos: inúmeras pérolas descobertas acidentalmente neste processo offline terão de ser encontradas em um garimpo digital, nada orgânico, nas telas dos nossos dispositivos eletrônicos. Mas não é isso que fazemos diariamente quando buscamos na grande rede por textos, imagens, livros, filmes ou qualquer outra coisa a que desejamos ter acesso?

(do jornal O Globo)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.