sábado, 18 de junho de 2011

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ: impactos na rotina da pós-graduação da Universidade

No último dia 31 de maio, foi realizada a palestra “A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ: impactos na rotina da pós-graduação da Universidade” para 22 alunos do segundo ano do Mestrado e um aluno do Doutorado em Enfermagem.

O evento, uma parceria entre o Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem e a Biblioteca Biomédica B (CB/B), contou com a presença da Professora Lucia Penna, responsável pela disciplina Metodologia de Pesquisa do referido Programa. A palestra foi ministrada pelas Bibliotecárias Neusa Cardim e Simone Dib - do Núcleo de Processos Técnicos da Rede Sirius - e também pela Bibliotecária Kalina Silva - da Biblioteca CBB.

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ (BDTD/UERJ) foi apresentada pela Bibliotecária Neusa Cardim, que abordou o histórico da BDTD e a importância da visibilidade dos trabalhos defendidos na Instituição. Demonstrou, também, como é realizada a busca e a recuperação dos trabalhos no site da BDTD/UERJ, no site da BDTD Nacional, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e no site da Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD).

A Bibliotecária Simone Dib apresentou o Modelo de Padronização On-line para Teses e Dissertações Eletrônicas (TDELine), sistema desenvolvido pela Rede Sirius em parceria com a SR2, para favorecer a elaboração das TDE, de acordo com os padrões e normas da UERJ. Explicitou as etapas referentes à inclusão dos dados no módulo “Meu Modelo”, que contempla as folhas pré-textuais do trabalho, forneceu orientações básicas sobre os módulos “Início” e “FAQ” e apresentou os procedimentos para solicitar a catalogação na fonte (ficha catalográfica) e consolidar os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais do trabalho em arquivo pdf.

A Bibliotecária Kalina Silva abordou a padronização das teses e dissertações da UERJ para a BDTD, apresentando modelos de folhas prontas, desde a capa até o índice. Forneceu orientações para formatação e normalização dos trabalhos, fixando as regras do Roteiro da UERJ, apresentou as etapas referentes à revisão normativa e esclareceu as principais dúvidas em relação ao Roteiro, observadas a partir do serviço de revisão realizado na Biblioteca CBB.

Ao final do evento, foi possível fazer uma demonstração on-line do sistema TDELine, mediante o preenchimento dos campos do TDELine como teste. Essa apresentação gerou um impacto positivo entre os alunos e a Professora Lucia Penna. Em nome do Programa, a professora, agradeceu às palestrantes e exaltou a importância da parceria com a Biblioteca em relação à garantia do padrão de qualidade das dissertações. Ela avaliou como excelente a evolução das apresentações dos trabalhos desde que essa parceria foi instituída.

Abaixo, algumas fotos do evento:











Por Kalina Silva, Neusa Cardim e Simone Dib.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.