Rio - Catador de papel do Lixão de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada, e uma das estrelas do filme ‘Lixo Extraordinário’, que concorre ao Oscar de melhor documentário em Hollywood, José Carlos da Silva Bahia Lopes, o Zumbi, de 35 anos, está montando uma biblioteca com livros que acha entre latas, plásticos, garrafas, moscas e urubus.
Ao longo dos últimos 25 anos, ele já conseguiu salvar mais de 10 mil títulos, guardados em caixas de papelão na Sala Cleuza Maria da Silva Bahia — nome em homenagem à sua mãe, que morreu há 7 anos —, na associação dos catadores.
“Espero contar com doações de estantes para abrir o espaço para as cerca de 7 mil pessoas da comunidade”, diz Zumbi. Ele conta que estudou apenas até o 2º ano do Ensino Fundamental, mas aprendeu a ler e escrever através dos livros que resgata no aterro sanitário. “Já perdi a conta de quantos livros li nas últimas duas décadas. Graças a eles, hoje sou uma pessoa informada e antenada com o mundo”, garante.
(do jornal O Dia)
Enviado por Marcos Vasconcelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.