quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Bibliotecas da Rede Sirius e a utilização de novas tecnologias

A Rede Sirius adquiriu em 2010, dois coletores manuais para inventariar o acervo das suas bibliotecas. Os testes com esse equipamento foram iniciados em 2009, na biblioteca CCS/C (Direito). Agora chegou a vez da CTC/D (Física e Astronomia) experimentar a novidade. Desde ontem a equipe está inventariando o acervo de livros, utilizando apenas um desses coletores com excelentes resultados: em cerca de 5 horas de trabalho e apenas um funcionário, foram coletados os dados de cerca de 1600 livros!!! feito inimaginável pelo processo antigo. Além de rápido, o trabalho permitirá, posteriormente, que se faça uma análise mais criteriosa das condições do acervo, pois será emitido um relatório do inventário, também de forma automatizada. Enfim, torna-se realidade o sonho de muitos de nós, das bibliotecas, que fazíamos esse inventário durante o recesso acadêmico, em pleno verão, sem ar condicionado.

Enviado por Nadia Lobo.

Um comentário:

  1. Realmente o trabalho é muito mais rápido e espero eficaz.
    Apenas uma correção: o inventário na Biblioteca CCS/C - Direito foi realizado em novembro de 2010 - iniciou-se precisamente dia 17, e com a biblioteca em pleno funcionamento, por ser época de provas na Universidade.
    Nas férias certamente o serviço é muito mais ágil.
    Não temos os relatórios para análise ainda.
    Abraços

    ResponderExcluir

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.