quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

BDTD/UERJ ultrapassa a marca de 1000 teses e dissertações

A BDTD/UERJ ultrapassou a meta estabelecida de 1.000 TDEs depositadas até dezembro de 2010. Encerrado o ano atingiu-se a marca de 1.040 trabalhos publicados, como pode ser visto no gráfico abaixo, que mostra o crescimento dos depósitos desde o lançamento da BDTD, em 2006.
O empenho dos profissionais bibliotecários da Rede Sirius, que assumiram mais esse desafio na sua rotina de trabalho, é reconhecido e parabenizado pela coordenação da BDTD.

Em 2010, contabilizou-se a marca de 91.954 acessos e algumas das TDEs mais consultadas alcançaram o índice aproximado de 500.downloads. Neste ano aderiram à BDTD os programas de pós-graduação: Direito, Saúde Coletiva, Ciências Computacionais, Biologia Humana e Experimental, Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas, Meio ambiente (multidisciplinar), Morfologia, Psicanálise, Psicologia Social.

O grande desafio que se apresenta é atender à demanda surgida com a publicação da Deliberação 016/2009, que define a política de informação para o depósito das teses e dissertações dos cursos de pós-graduação stricto sensu. Para tanto, são fundamentais o estabelecimento de parcerias com os programas de pós-graduação – que ainda não aderiram à BDTD – e a consolidação das já existentes.

Gráfico 1 – Evolução do depósito das TDEs na BDTD/UERJ
Fonte: BDTD/UERJ

Enviado por Rosane Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.