terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ABL confere medalha a Beltrame e doa livros para bibliotecas em UPPs

RIO - A Academia Brasileira de Letras (ABL) decidiu nesta terça-feira conferir ao secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, a Medalha Joaquim Nabuco, honraria acadêmica que se destina e homenagear personalidades e instituições que se destaquem por relevantes serviços à cultura nacional e a projetos de recuperação social. A medalha será entregue logo após o fim do recesso da academia, passadas as festas de fim de ano. A ABL também vai doar ao Sistema Firjan - Sesi, Senai e IEL - cinco mil livros e edições da Revista Brasileira. Os livros doados e editados pela Academia têm por objetivo "melhor servir aos pesquisadores das comunidades pacificadas, trabalhadores da indústria e do comércio, profissionais liberais, artistas, entre outros que buscam ampliar seus conhecimentos sobre literatura brasileira", afirma o documento encaminhado pela ABL à Firjan.

O documento diz ainda que a informação sobre o convênio foi divulgada entre os acadêmicos e, se algum deles tiver condições de dispor de exemplares de sua própria obra, eles serão encaminhados à Firjan. A doação se destina às bibliotecas que serão inauguradas com o objetivo de difundir o idioma nas comunidades em que foram implantadas as Unidades de Polícias Pacificadora do Estado do Rio de Janeiro (UPPs).

Segundo o presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça, a Academia tem todo interesse em incentivar uma obra cujos resultados já são altamente positivos. "Joaquim Nabuco dedicou grande parte de sua vida ao cuidado com os excluídos. O trabalho das UPPs vai bem nessa linha, e queremos exaltar a iniciativa, homenageando com esta medalha uma obra que tem no secretário Beltrame o seu principal executor", disse Vilaça, em nota divulgada pela ABL.

(do jornal O Globo)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.