quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Biblioteca Mário de Andrade é reinaugurada

No dia em que a cidade comemorou o seu 457º aniversário, o prefeito de São Paulo reabriu a Biblioteca Mário de Andrade, segunda maior do país, que acabou de passar por modernização e restauro. A primeira etapa do plano foi concluída no primeiro semestre de 2010 e permitiu a reabertura da Circulante, em julho do mesmo ano.

Entre julho e dezembro de 2010, a seção Circulante recebeu 89.540 pessoas e emprestou mais de 21 mil obras. No espaço da Circulante, encontram-se, além da coleção de 42.525 obras disponíveis para empréstimo, a coleção São Paulo, a coleção de Referência e uma amostra da Coleção ONU. Agora, com o local totalmente disponível, mais de 327 mil livros da coleção geral, dentre os quais 51 mil considerados raros ou especiais, estarão novamente à disposição para consultas. Além da biblioteca, a Praça Dom José Gaspar, onde ela está localizada, passou por uma revitalização e recebeu novo projeto paisagístico.

As obras de modernização e restauro possibilitaram a recuperação da fachada, a impermeabilização das lajes da cobertura, a modernização das redes internas de infraestrutura lógica e elétrica, a readequação dos andares de armazenamento do acervo com mecanismos de proteção ambiental, a ampliação da área de armazenamento de coleções de obras raras e de artes; a construção de mezanino para a guarda do acervo da Circulante, com acesso independente; o restauro dos móveis originais; a redistribuição das áreas técnicas e administrativas, a implantação de soluções de acessibilidade universal e a reconstituição das três mais importantes salas da área de consulta: atualidades, artes, obras raras e coleção geral.
Entre fevereiro e julho de 2009, o acervo geral da Biblioteca Mário de Andrade, composto de 200 mil exemplares, passou por uma desinfestação inédita ao custo de R$ 700 mil, recursos oriundos do orçamento da Secretaria Municipal de Cultura.

A programação especial de reabertura da biblioteca se estenderá pelos próximos meses e oferecerá como carro-chefe o ciclo São Paulo: seus povos e suas músicas, que celebrará a diversidade cultural da cidade de São Paulo por meio de encontros semanais que vão tratar dos diferentes grupos de imigrantes que compõem a cidade. Os encontros consistem de palestras de especialistas e apresentações musicais. A curadoria musical é da pesquisadora e intérprete Anna Maria Kieffer.

(do site da Prefeitura de São Paulo)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.