segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Comunicado do diretor do IPRJ, Prof Hélio P. Amaral Souto.

Prezados

Só hoje consegui ter acesso à internet! Estou escrevendo para mandar algumas notícias do IPRJ. Por favor, respondam para este e-mail e transmitam estas notícias para a Administração Central.

O IPRJ foi bastante atingido! Algumas casas foram soterradas e laboratórios atigindos/destruídos. Ocorreram vários deslizamentos de terra e de rochas, que atingiram (segundo relatos) o laboratório de Polímeros, a Oficina de Mecânica e o LEMEC. Na região próxima a estes prédios casas foram soterradas e destruídas.

Várias pessoas foram soterradas e todas foram salvas graças à atuação do nosso prefeito do Campus (Erlon), dos nossos seguranças e dos próprios moradores que fizeram o resgate sem luz e sob forte chuva. A região atrás do Ginásio Esportivo também foi atingida e o IPRJ encontra-se sem energia elétrica e rede de abastecimento de água.

O acesso ao IPRJ foi severamente atingido e existem pelo menos dois bloqueios: uma casa destruída no início da subida e um desmoronamento de terra mais à frente que destruiu um poste. Na penúltima curva do acesso um desmoronamento levou uma parte da pista e estimo que o precipício formado tenha entre 50 e 100 metros de altura! Na minha opnião não há como recuperar este trecho.

Na manhã do dia 12/01 eu subi com algumas outras pessoas passando pelas casas de vários moradores para poder chegar ao IPRJ. Já haviam me informado que dois bombeiros tinham subido com uma maca para tentar a remoção de um dos feridos.

Cheguei ao IPRJ no momento em que os bombeiros estavam colocando o filho (com suspeita de fratura do fêmur) da Ana Clara (que também foi soterrada e é funcionária nossa) na maca. Neste momento, na garagem do IPRJ, reunimos todos que precisavam de atendimento médico e descemos em grupo: moradores do IPRJ, moradores da região, seguranças, o Erlon, os bombeiros, alunos de pós-graduação etc. Na descida fomos revezando no transporte da maca e depois de muito custo conseguimos chegar ao Corpo de Bombeiros, onde uma parte do grupo
permaneceu.

Eu continuei com um aluno de doutorado que tinha um corte na cabeça até o hospital municipal, mas chegando lá eles disseram que só estavam atendendo aos casos mais graves e que deveríamos buscar atendimento na Prefeitura de Nova Friburgo. Realmente, chegando na Prefeitura havia um grupo de médicos e voluntários fazendo os primeiros soccorros e o aluno e a sua esposa puderam ser atendidos.

No dia seguinte (13/01) O BOPE chegou ao IPRJ e aconselhou a todos que abandonassem o local. Todos desceram, menos os Profs. Nélio (+ esposa), Monine (+esposa) e o Erlon. Uma parte do grupo que desceu tinha perdido tudo no soterramento e eu forneci recursos financeiros para que eles pudessem chegar a Rodoviária e voltar para o Rio, São Gonçalo etc. Parece que ainda tem um casal de alunos na Casa dos Pobres São Vicente de Paula e vou tentar localizá-los e dizer que também já conseguimos lugar para eles irem.

Estou esperando as condições climáticas melhorarem para voltar ao IPRJ e fazer pessoalmente um levantamento dos danos. Com certeza vamos precisar de muito tempo e recursos para recuperarmos tudo o que foi destruído! O importante é que não tivemos nenhuma vítima fatal (pelos menos até o momento todas as informações indicam que todos sairam com vida!). Entretanto, a cidade está um caos e sem abastecimento de água e energia elétrica em muitos pontos (inclusive no IPRJ) e com quase todo o comércio no centro fechado (ainda sem condições de funcionamento). No mais vocês devem estar acompanhando na televisão, mas podem ter certeza que a tragédia foi muito grande!

Como existem muitas situações piores do que a nossa, vou esperar a volta de um pouco de normalidade para tentarmos reestabelecer um acesso de veículos e a energia elétrica do IPRJ. O abastecimento de água (próprio) do IPRJ também foi comprometido.

Por enquanto é só e acabei de saber que alguma outra tragédia está acontecendo neste momento aqui em Nova Friburgo. Existe uma movimentação intensa de veículos de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia aqui no Centro... Um grande abraço a todos e posso confirmar que o povo de Nova Friburgo está sendo muito corajoso e solidário.

Helio P. Amaral Souto
Diretor do IPRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.