quinta-feira, 29 de julho de 2010

Participação da Biblioteca CBB no programa do Serviço de Treinamento e Avaliação de Enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto

A Biblioteca CBB da Rede Sirius participa, desde 2009, do programa curricular do Serviço de Treinamento e Avaliação de Enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto (STAVE/HUPE), ministrando palestras sobre padronização de monografias conforme modelo adaptado do Roteiro para Apresentação das Teses e Dissertações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


Essas palestras, em 2010, resultaram em um novo convite para elaboração de uma aula sobre busca bibliográfica. O desafio, prontamente aceito, foi realizado no último dia 22 de julho pelas bibliotecárias Adriana Caamaño e Kalina Silva, no auditório Ney Palmeiro do HUPE.


Participaram a coordenadora adjunta do STAVE, Cláudia Sá, e 38 enfermeiros, entre residentes e funcionários do HUPE.


Foi feita uma breve introdução sobre a inter-relação “organização da informação x recuperação da informação x acesso ao documento” e, em seguida, as bibliotecárias explanaram sobre como elaborar uma estratégia de busca, como aplicar operadores booleanos e recursos de truncagem e sobre a escolha e o uso das bases.


A ênfase foi no Catálogo on-line da Rede Sirius de Bibliotecas da UERJ, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UERJ, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) da Rede Bireme e suas bases temáticas - destacando a importância da Base de Dados em Enfermagem (BDEnf) e da BVS Integralidade -, no Portal de Periódicos da Capes e no PubMed – banco de dados da National Library of Medicine (NLM) dos Estados Unidos.


Também foi feita uma explanação sobre o uso do Medical Subject Headings (MeSH) da NLM e dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Rede Bireme, com uma simulação on-line de busca na base de Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs).


De acordo com a coordenadora adjunta do STAVE, “O material está bem explicativo para ajudar na busca nas mais importantes bases de dados e com dicas que facilitam bastante esta atividade.”


A seguir, algumas fotos do evento:















Bibliotecárias palestrantes.












Apresentação sobre busca no Catálogo On-Line da Rede Sirius















Apresentação sobre busca no PubMed
















Público-alvo, destacando a coordenadora adjunta do STAVE no primeiro plano à esquerda



Enviado por Kalina Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.