segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dicas de leitura: O Aleph (Jorge Luis Borges)

Em tempos de novo lançamento do imortal escritor Paulo Coelho, a dica é a leitura do livro do genial escritor argentino Jorge Luis Borges, de onde o mago tira o nome de seu lançamento homônimo. O Aleph (no original, El Aleph) é um livro de histórias curtas publicado em 1949 e contendo, entre outros, o conto que dá nome ao livro. Representativo do estilo de Jorge Luis Borges e da escola literária latino-americana do realismo mágico, O Aleph é indicado como uma das manifestações mais originais.

Os contos do livro Aleph são: O imortal; O morto; Os teólogos; História do guerreiro e da cativa; Biografia de Tadeo Isidoro Cruz (1829-1874); Emma Zunz; A casa de Astérion; A outra morte; Deutsches Requiem; A busca de Averróis; O Zahir (que dá nome a outro livro de Paulo Coelho); A escrita de Deus; Abenjacan, o Bokari, morto no seu labirinto; Os dois reis e os dois labirintos; A espera; O homem no umbral; e, finalmente, O Aleph. Quanto ao conto, Aleph, especificamente o protagonista, se depara com a possibilidade de conhecer o ponto do espaço que abarca toda a realidade do universo num local bastante inusitado: no porão de um casarão situado em Buenos Aires, prestes a ser demolido. Este ponto recebe a alcunha de Aleph - a letra inicial do alfabeto hebraico, correspondente ao alfa grego e ao a dos alfabetos romanos. A idéia de unidade na multiplicidade é tema borgiano por excelência e, no conto em apreço, sua exposição literária é primorosa. (da Wikipedia).

Este livro se encontra disponível nas bibliotecas CEH/B e CAP/A.

Enviado por Marcos Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.