segunda-feira, 12 de julho de 2010

Dicas de leitura: Dom Quixote (Cervantes)

Em homenagem à conquista da Copa do Mundo pela Fúria - a seleção espanhola - a dica de hoje é o livro que é considerado por muitos o expoente máximo da literatura espanhola: Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Com o título original de El ingenioso hidalgo Don Qvixote de La Mancha, o livro teve sua primeira edição publicada em Madrid no ano de 1605. É composto por 126 capítulos, divididos em duas partes: a primeira surgida em 1605 e a outra em 1615.

O livro surgiu em um período de grande inovação e diversidade por parte dos escritores ficcionistas espanhóis. Parodiou os romances de cavalaria que gozaram de imensa popularidade no período e, na altura, já se encontravam em declínio. Nesta obra, a paródia apresenta uma forma invulgar. O protagonista, já de certa idade, entrega-se à leitura desses romances, perde o juízo, acredita que tenham sido historicamente verdadeiros e decide tornar-se um cavaleiro andante. Por isso, parte pelo mundo e vive o seu próprio romance de cavalaria. Enquanto narra os feitos do Cavaleiro da Triste Figura, Cervantes satiriza os preceitos que regiam as histórias fantasiosas daqueles heróis de fancaria. A história é apresentada sob a forma de novela realista. (da Wikipédia)

Este livro está disponível nas bibliotecas CEH/B, CEH/C, CEH/D e versões infanto-juvenis nas bibliotecas do CAp.

Enviado por Marcos Vasconcelos


Um comentário:

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.