quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sete de maio, Dia do Silêncio.

É comemorado hoje, aqui no Brasil, o Dia do Silêncio. Esta data, que não é ainda muito conhecida ou divulgada, acaba se tornando um dia de reflexão em vários aspectos. Consta que há alguns anos, neste mesmo dia, o silêncio foi a arma de um grupo de estudantes homossexuais americanos para protestar contra seu isolamento. A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, marca este dia para divulgar uma campanha em favor da redução da poluição sonora. Aqui na Rede Sirius, este dia é voltado para fazer uma conscientização em relação à necessidade e conveniência do silêncio nas bibliotecas.

É fato que o barulho atrapalha, além da simples leitura, a concentração e o raciocínio dos leitores e usuários do espaço. Quando estudamos, uma pequena porcentagem do nosso cérebro também realiza outras atividades. Havendo barulho, esta porcentagem acaba tornando-se maior do que nossa capacidade de concentração. Desse modo, o estudo não rende o tanto deveria. Não é proibido falar. Falar mais baixo, contudo, é perfeitamente possível. É, além de tudo, uma atitude que demonstra respeito e cidadania.

Lamentavelmente, essa consciência é pouca. É preciso - como realmente ocorre - que se promulgue uma lei que trate da questão específica do silêncio em locais públicos, como por exemplo, a Lei nº 12.511, de 04. nov. 1997, que "Proíbe o uso de telefones celulares e bips nos seguintes estabelecimentos: cinemas, teatros, casas de show e bibliotecas, sendo que em hospitais, velórios, dependências públicas, somente aparelhos com sinal tipo vibratório; os aparelhos sem esses recursos deveram ser desligados." É triste que precise existir esta lei, porque seu texto prima por uma completa obviedade, quando se pensa em pessoas e sociedades civilizadas. Contudo, não é nossa realidade.

Fica o pedido e a chamada à reflexão dos leitores e usuários. Fazer silêncio não é apenas uma necessidade. É uma prova simples e inequívoca de maturidade.

Por Marcos Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.