segunda-feira, 25 de maio de 2009

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ: a experiência da Biblioteca CB/B

O artigo abaixo foi escrito por solicitação da APCIS, ao tomar conhecimento do meu trabalho com a BDTD na Biblioteca CB/B:

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ: a experiência da Biblioteca CB/B na divulgação e na padronização da produção acadêmica dos Programas de pós-graduação em Odontologia e Enfermagem

Por: Kalina Rita Oliveira da Silva*
Colaboração: Neusa Cardim**


A Biblioteca CB/B, da Rede Sirius de Bibliotecas da UERJ, atende às áreas de Odontologia e Enfermagem, que, por sua vez, oferecem cursos de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), dando suporte às atividades acadêmicas. Desde o início de 2007, a Biblioteca oferece a esta clientela, gratuitamente e com hora marcada, o serviço de orientação normativa de teses e dissertações, de acordo com o padrão estabelecido pelo Roteiro para Apresentação de Teses e Dissertações da UERJ, disponível em http://www.bdtd.uerj.br/roteiro_uerj_web.pdf.

O Professor Ricardo Fischer, coordenador da Pós-Graduação em Odontologia, apoiou a iniciativa da Biblioteca aceitando ser um dos revisores do Roteiro e dando seu aval para que o mesmo fosse aplicado.

A partir de agosto do mesmo ano, houve uma intensificação deste serviço com a apresentação de palestras para os orientadores dos cursos de mestrado em Enfermagem e de mestrado e doutorado em Odontologia, com o objetivo de divulgar a BDTD e conscientizar sobre as necessidades de padronização das teses e dissertações.

Em 2008, outra palestra, em duas etapas, foi ministrada, dessa vez para os discentes, com objetivos pontuais como apresentar os problemas identificados nas teses/dissertações que já haviam sido entregues na Biblioteca CB/B e, a partir daí, oferecer parâmetros para que as falhas não fossem repetidas nos trabalhos futuros. Os slides da palestra foram distribuídos, contendo também muitas dicas de formatação que não constavam do Roteiro.

Essa palestra vem sendo aprimorada e adaptada para os alunos de graduação, residência e especialização.

A receptividade a este serviço tem sido estimuladora, com uma demanda crescente e com resultados positivos tanto em relação às teses e dissertações com padrões de qualidade quanto em relação à valorização do profissional bibliotecário.

Isso significa a intensificação do papel educador do Bibliotecário e o reconhecimento do seu valor entre a comunidade acadêmica.

O endereço eletrônico da BDTD/UERJ é www.bdtd.uerj.br.

* Bibliotecária responsável pela BDTD em Odontologia e Enfermagem na Biblioteca CB/B
** Bibliotecária responsável pela BDTD na UERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.