segunda-feira, 25 de maio de 2009

Participação no Curso "Biblioteca Digital"

Nos dias 11 a 14 de maio de 2009, participei do Curso “Biblioteca Digital”, promovido pela DATACOOP e ministrado pelos professores Carlos Henrique Marcondes (UFF) e Luís Fernando Sayão (CNEN), ambos doutores em Ciência da Informação, nas dependências da UniverCidade, unidade Metrô Carioca. Em 20 horas de curso, o tema “Bibliotecas Digitais” foi explanado em seus conceitos e definições, tipos de softwares e modelos de serviços utilizados, exemplos de Bibliotecas Digitais brasileiras, tecnologia de informação, preservação digital dos documentos, importância do endereçamento eletrônico permanente, Dublin Core, metados e XML, codificação em XML e HTML, padrões METS, MODS, MARC-XML, interoperabilidade, plano de implementação, desenvolvimento de coleções, direitos autorais, infra-estrutura tecnológica necessária, diretrizes para um sistema de gestão e ferramentas livres disponíveis, com especial destaque para o GREENSTONE. Os alunos eram formados por profissionais de Biblioteconomia e Informática da ANP, UniverCidade, STJ, IPEA, Hospital Naval Marcílio Dias, Rede Sirius/UERJ, STF, UFPA, Eletrobrás, DATACOOP, PETROBRAS e INMETRO. Em um momento do curso, tive a oportunidade de divulgar a Biblioteca Digital da UERJ e falar um pouco sobre o TEDE/IBICT. Meus agradecimentos especiais à Bibliotecária Silvia Gago e à Rede Sirius por terem possibilitado a minha matrícula e à equipe da Biblioteca CBB por ter compreendido a minha ausência por quatro dias.

Enviado por Kalina Silva (CB/B)

Um comentário:

  1. Fiz o curso Segurança de acervos no MAST (vou incluir um post aqui a respeito) e tive aulas sobre preservação digital com o Luís Fernando Sayão. Muito boa aula!

    ResponderExcluir

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.