quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Com novo layout, Biblioteca CTC/P reabre após reestruturação

 Nesta segunda-feira, 21 de agosto, a Biblioteca CTC/P, localizada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ESDI, em Petrópolis, foi reaberta depois de passar por uma reestruturação. Compareceram ao evento a Diretora da Rede Sirius, Leila Andrade, servidores e bibliotecários da ESDI e dos núcleos MID, PLANAD e NPROTEC. Também participaram da reabertura o Professor Bernardo da Silva Vieira, Coordenador do Campus Regional de Petrópolis, as Assessoras da Superintendência de Unidades Estratégicas (SUE), Ana Paula da Silva Rufino e Clara Beatriz Moreira Sthel, alunos e professores do DAU.

Após a abertura houve um momento de confraternização. A Rede Sirius agradece à equipe da CTC/P, em especial à bibliotecária-chefe Ester Souza.

A seguir, algumas fotos do evento e do novo layout da Biblioteca.








Enviado por Mauro Corrêa Filho

REDARTE/RJ realiza sua 5ª Reunião Geral na Rede Sirius

Na última 2ª feira, 14/08, foi realizada na Rede Sirius - Rede de Bibliotecas Uerj - a 5ª Reunião Geral da REDARTE (Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro).

A presidente da REDARTE, Leandra Oliveira, e outros membros, foram recebidos pela diretora da Rede Sirius, Leila Andrade, e por bibliotecárias da Rede, que organizaram uma apresentação do acervo artístico da carnavalesca Rosa Magalhães.

O acervo está em processamento técnico pelo Núcleo de Memória, Informação e Documentação (MID), e parte da doação já está disponível no catálogo online da biblioteca. A coordenadora do Núcleo MID, Luciana de Avellar Mattos, relatou como está sendo feito este processamento técnico e mostrou aos presentes alguns originais que compõem a coleção.

O evento foi uma reunião híbrida, e contou com a participação de bibliotecárias da Biblioteca CEH/B presencialmente, e da Biblioteca CTC/G, virtualmente.



Enviado por Mauro Corrêa Filho

Rede Sirius promove visita técnica ao Real Gabinete Português de Leitura

No último dia 8 de agosto a Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ - promoveu uma visita técnica ao Real Gabinete Português de Leitura, com a participação de bibliotecários e servidores técnicos da Rede.

O Real Gabinete Português de Leitura possui a maior e mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal, com um acervo, inteiramente informatizado, da ordem de 350.000 volumes. A biblioteca recebe de Portugal, pelo estatuto do “depósito legal”, um exemplar das obras publicadas no país. Além de Macau, agora sob a soberania da República Popular da China, e que até há pouco tempo também era beneficiada com o “depósito legal”, o Real Gabinete é a única instituição, fora do território português, que mantém este privilégio. Alguns espécimes de obras raras ou manuscritos podem ser consultados por investigadores e especialistas, desde que com autorização especial.

Pelo seu prestígio nos meios intelectuais, pela beleza arquitetônica do edifício da sua sede, pela importância do acervo bibliográfico e ainda pelas atividades que desenvolve, o Real Gabinete Português de Leitura é, a todos os títulos, uma instituição notável.

A seguir, alguns registros da visita.





Enviada por Mauro Corrêa Filho

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Filme sobre a carnavalesca Rosa Magalhães tem depoimento de profissionais da Uerj

Na tarde da última segunda-feira, 31/07, foi realizada no Teatro da Biblioteca Parque Centro, uma exibição exclusiva para convidados do filme "Rosa - A narradora de outros Brasis", de Valmir Moratelli e Libário Nogueira. O evento contou com a participação da produtora Paula Frascari, de jornalistas e de personalidades do carnaval, entre outros, e incluiu um bate-papo com os diretores e convidados. O jornalista Fábio Fabato e o carnavalesco e comentarista Milton Cunha, estudiosos do trabalho realizado ao longo de décadas pela artista, foram os convidados da roda de conversa.

A Uerj, que recebeu em 2022 a doação de cerca de 5.000 originais de arte de Rosa Magalhães, está representada no filme pelo Prof. Luiz Ricardo Leitão, autor do livro "Rosa Magalhães: a moça prosa da avenida" e coordenador do projeto "Acervo Universitário do Samba" da Uerj, e da Diretora da Rede Sirius - Rede de Bibliotecas Uerj, Leila Andrade, que apresentou alguns desenhos da carnavalesca que estão sob a guarda da Rede de Bibliotecas.

Premiado na 2ª edição do Festival de Cinema de Vassouras, o filme acompanha a trajetória da carnavalesca Rosa Magalhães, intercalando falas da própria homenageada com depoimentos de quem conviveu com ela e imagens de desfiles que marcaram a carreira da artista.





Enviado por Mauro Corrêa Filho